ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE LESÕES NAS MÃOS DE GOLEIROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO E O IMPACTO NO DESEMPENHO DA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E SENSIBILIDADE CUTÂNEA.

Autores

  • Denise Loureiro Vianna Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Paulista
  • Enrico Ibanhes Ciochetti
  • Aline Lopes Gomes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Susi Souza Fernandes Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i3.934

Palavras-chave:

Futebol, Mão, Lesão esportiva

Resumo

As mãos podem sofrer lesões nas diversas modalidades esportivas, em especial os goleiros de futebol. A presença de traumas nas mãos podem comprometer o sistema musculoesquelético e consequentemente a funcionalidade. Objetivo: Investigar a ocorrência de lesões nas mãos de goleiros de futebol de salão de ambos os sexos, a correlação com o tempo de atuação e o desempenho da força de preensão manual e sensibilidade cutânea. Metodologia: Participaram da pesquisa 48 sujeitos, 24 goleiros e 24 sujeitos do grupo controle de ambos os sexos. A coleta de dados utilizou um questionário semiestruturado.
Foi avaliada a sensibilidade cutânea com uso dos monofilamentos e a força de preensão manual. Resultados: As principais lesões relatadas pelos grupos foram a luxação e a fratura nos dedos, não houve diferença no número de lesões relatadas entre os gêneros (p=0,798). O tempo médio de atuação na modalidade foi significativamente maior entre as mulheres 16 (+/-6,7) anos, contra 5,0(+/-2,5) anos para os homens (p<0,001). O grupo feminino apresentou forte correlação entre o número de episódios de lesões e o tempo de atuação (r=0,7467). Nenhum dos sujeitos apresentou alteração nos exames de sensibilidade ou força comparados com o controle (p=0,876). Houve diferença significativa nos valores da força de preensão apenas entre os gêneros. Conclusão: Apesar de sofrerem lesões significativa nas mãos estas não promovem alterações na sensibilidade e força de preensão. Entre as mulheres quanto mais tempo na modalidade maior o número das lesões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Loureiro Vianna, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Paulista
    Professora, Graduada em Fisioterapia pela UFMG, Mestre em Bioengenharia pela USP- São Carlos /Ribeirão Preto e Doutora em Fisiopatologia Experimental pela USP- São Paulo. Coordena o curso de fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e ministra aulas na Universidade Paulista nas disciplinas de cinesiologia, biomecânica e órteses e próteses. Cobtribui como parecerista em periódicos nacionais e faz parte do banco de avaliadores do MEC.
  • Enrico Ibanhes Ciochetti
    Fisioterapeuta Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Fisioterapia Esportiva.
  • Aline Lopes Gomes, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Graduação em fisioterapia pela Universidade Presbiteriana Makenzie
  • Susi Souza Fernandes, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Professora, Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Cidade de São Paulo, Mestre em Ciências da Reabilitação pela USP- São Paulo. Professora do Curso de Fisitoterapia nas disciplinas de Fisioterapia aplicada a Geriatria. Saúde Coletiva. Saúde do trabalhador e epidemiologia. Coordenadora do Programa Qualimack de bem estar bpromoção a saúde do trabalhador

Downloads

Publicado

12.09.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE LESÕES NAS MÃOS DE GOLEIROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO E O IMPACTO NO DESEMPENHO DA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E SENSIBILIDADE CUTÂNEA. (2016). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 6(3). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i3.934

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)