OCORRÊNCIA DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Emmily Coelly Vieira
  • Augusto Cesar Costa Cardoso
  • Luciana Bilitário Macêdo
  • Cristiane Maria Carvalho Costa Dias Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i2.920

Palavras-chave:

Doenças do aparelho circulatório, Ocorrência de internações hospitalares, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: As Doenças do Aparelho Circulatório (DAC) em 2009 estavam entre as responsáveis por 28,7% dos óbitos em países em desenvolvimento e 26,6% nos países desenvolvidos. O custo direto relacionado ao manejo das DAC no Brasil é elevado, com impacto significativo no orçamento dos órgãos financiadores da saúde, especialmente quanto ao gasto com medicamentos, internações e na atenção secundária e terciária. Objetivo: Descrever as características sociodemográficas e o maior índice de internações hospitalares por doenças do aparelho circulatório no estado da Bahia. Materiais e métodos: Natureza quantitativa, do tipo descritiva, fundamentada em dados secundários, baseada em informações de saúde com dados coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período entre 2008 à 2013. A população alvo é de indivíduos com doenças do aparelho circulatório, com morbidade hospitalar, sendo incluídos no estudo pessoas de ambos os sexo, cor/raça, idade entre 40 e 79 anos, dos quais foram coletadas ocorrências envolvendo o aparelho circulatório. Resultados: Os maiores números de ocorrência da internação hospitalar geral por DAC no Sistema Único de Saúde na envolveram as cidades de Salvador e Feira de Santana, com destaque para a insuficiência cardíaca e hipertensão essencial na população entre 70 a 79 anos. Conclusão: A maior ocorrência de DAC foi insuficiência cardíaca na faixa etária de 70 a 79 anos, o sexo masculino teve maior morbidade hospitalar e, em relação à cor/raça observou-se homogeneidade na sua distribuição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emmily Coelly Vieira

    Fisioterapeuta  - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

  • Augusto Cesar Costa Cardoso

    Pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Luciana Bilitário Macêdo
    Doutora em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Coordenadora da graduação em fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Cristiane Maria Carvalho Costa Dias, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Doutora em Medicina e Saúde Humana

    Fisioterapeuta em Cardiologia ; Respiratória e  Intensivista

Downloads

Publicado

14.06.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Coelly Vieira E, Costa Cardoso AC, Bilitário Macêdo L, Carvalho Costa Dias CM. OCORRÊNCIA DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NO ESTADO DA BAHIA. Rev Pesq Fisio [Internet]. 14º de junho de 2016 [citado 25º de abril de 2024];6(2). Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/920

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)