FISIOTERAPIA NA FLEXIBILIDADE DO OMBRO PÓS CIRURGIA DE CÂNCER DE MAMA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Bianca Dantas Martins Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marcela Augusta de Moura Roma UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Erika Pedreira da Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Daniele Costa Borges Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Mansueto Gomes Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Helena França Correia dos Reis UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i2.809

Palavras-chave:

Câncer de Mama, Amplitude de Movimento Articular, Exercício, Terapia por Exercício, Fisioterapia

Resumo

Objetivo: sintetizar as principais evidências científicas relativas à eficácia da fisioterapia na amplitude de movimento de ombro em pacientes submetidas à cirurgia de câncer de mama. Metodologia: A pesquisa foi realizada a partir de um protocolo pré-determinado nas bases de dados PubMed/Medline e Bireme, utilizando os descritores: mastectomia, cirurgia de câncer de mama, amplitude de movimento articular, exercício, terapia por exercício, técnica de exercício e de movimento e fisioterapia, assim como seus correlatos na língua inglesa, através das combinações dos operadores booleanos (AND e OR), sem delimitação de tempo e idioma. A avaliação da qualidade metodológica e do risco de viés dos artigos foi de acordo com a Cochrane Collaboration. Resultados: Foram encontrados 193 artigos na busca primária. A partir de oito artigos selecionados, verificou-se que existem recursos fisioterapêuticos para melhorar a amplitude de movimento do ombro em mulheres que foram submetidas à cirurgia de câncer de mama. Conclusão: A evidência consultada nesta revisão sistemática sugere que a fisioterapia é eficaz na recuperação da amplitude de movimento do ombro no pós-operatório de cirurgia de câncer de mama.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Dantas Martins Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    FISIOTERAPEUTA FORMADA PELA UNIVERIDADE FEDERAL DA BAHIA.
  • Marcela Augusta de Moura Roma, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    FISIOTERAPEUTA. RESIDENTE EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR COM ENFASE EM TERAPIA INTENSIVA - UNIVERSIDADE SALVADOR/UNIFACS - HOSPITAL DA CIDADE/HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS.
  • Erika Pedreira da Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    Mestrado em Tecnologias em Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Professora da Universidade Católica do Salvador.
  • Daniele Costa Borges Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    FISIOTERAPEUTA, GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FISIOTERAPEUTA DO HOSPITAL ERNESTO SIMOES FILHO - UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, MESTRANDA DA PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. PÓS GRADUANDA EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA. INTEGRANTE DO DINEP - GRUPO DE PESQUISA NEUROFUNCIONAL.
  • Mansueto Gomes Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto I do departamento de Biofunção, Coordenador do curso de Fisioterapia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da UFBA.
  • Helena França Correia dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    Mestrado em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e doutorado em Medicina e Saúde Humana. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR - Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Biofunção, Curso de Fisioterapia. T

Downloads

Publicado

14.06.2016

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

FISIOTERAPIA NA FLEXIBILIDADE DO OMBRO PÓS CIRURGIA DE CÂNCER DE MAMA: REVISÃO SISTEMÁTICA. (2016). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 6(2). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i2.809

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)