PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DE OITO ANOS DE ESCOLA PUBLICAS ESTADUAIS DE SÃO BENTO DO SUL - SC
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v5i3.709Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, Avaliação motora, Idade motoraResumo
Introdução: O desenvolvimento motor classifica-se como um processo de mudança sequencial no nível de funcionamento do indivíduo que engloba uma série de transformações em seu comportamento motor. Objetivo: Traçar o perfil de desenvolvimento motor de alunos de oito anos das escolas públicas estaduais da cidade de São Bento do Sul – SC. Métodos: A amostra constituiu-se de 50 alunos de ambos os gêneros; para a pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados a Escala de Desenvolvimento Motor (EMD), desenvolvida por Rosa Neto (2002), a qual avalia o desenvolvimento motor do indivíduo, testando os parâmetros de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, organização espacial e temporal e esquema corporal. A análise descritiva dos dados foi feita através da média, desvio padrão, valor mínimo, valor máximo. Resultados e Conclusão: Considerando os resultados obtidos no presente estudo, pode-se concluir que os alunos apresentaram um perfil de desenvolvimento motor dentro da normalidade, ou seja, compatíveis com a idade cronológica em que se encontravam.