TRATAMENTO DO FIBROEDEMA GELOIDE COM RADIOFREQUÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Lucas Lima Ferreira Universidade Estadual Paulista
  • Hellen Tiemi Abe Universidade Gama Filho (UGF) / Pós-graduanda em Fisioterapia Dermato-funcional

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v4i3.451

Palavras-chave:

Celulite, Estética, Modalidades de fisioterapia.

Resumo

Introdução: O fibroedema geloide (FEG), também conhecido como celulite, caracteriza-se pela presença de pequenas depressões na pele, que acomete em maior proporção as mulheres após a puberdade. O tratamento do FEG inclui a utilização de cosméticos, a aplicação de ultrassom terapêutico, a drenagem linfática manual e a radiofrequência (RF). Objetivo: Verificar a influência e o grau de eficácia da RF no tratamento do FEG. Método: Procedeu-se uma revisão sistemática de literatura no período entre 2002 a 2012, nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs, por meio dos descritores cellulitis, pulsed radiofrequency treatment, esthetic e radiofrequency. Resultados: Foram encontrados 27 artigos, dos quais apenas 8 foram selecionados. Conclusão: A aplicação de RF apresenta influência positiva demonstrada pela redução e/ou melhora do aspecto do FEG. Entretanto, o grau de eficácia desta modalidade estética não está devidamente evidenciado em virtude da falta de padronização dos protocolos de aplicação desta ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Lima Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Presidente Prudente. Especialista em Aprimoramento em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Docente do departamento de Fisioterapia da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO).

Docente convidado do departamento de pós-graduação lato sensu em Fisioterapia da Universidade Gama Filho (UGF).

Fisioterapeuta Intensivista do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Ferreira, L. L., & Abe, H. T. (2015). TRATAMENTO DO FIBROEDEMA GELOIDE COM RADIOFREQUÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 4(3). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v4i3.451

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)