Estimulação transcraniana por corrente contínua para melhorar o desempenho matemático em crianças discalculia de desenvolvimento em idade escolar: um único grupo pré-teste-pós-teste, estudo quase experimental
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3826Palavras-chave:
Crianças. Discalculia. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Reabilitação.Resumo
INTRODUÇÃO: A discalculia do desenvolvimento (DD) lida com o desempenho matemático prejudicado e afeta as atividades educacionais e do dia-a-dia das crianças. Há evidências de que a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) aplicada ao córtex parietal posterior facilita a estrutura neuronal hipoativa e melhora o desempenho matemático em indivíduos com DD. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é investigar setDCS adjuvante com treinamento convencional de numeramento (CNT) aumentaria as habilidades matemáticas de crianças em idade escolar afetadas com DD. MATERIAIS E MÉTODOS: Treze crianças em idade escolar afetadas com DD receberam tDCS e CNT três sessões por semana por até 2 semanas. Foi dada estimulação anódica esquerda e catódica direita na região P3 / P4 com intensidade de 2mA combinada com CNT por 30 minutos em um dia. O inventário de diagnóstico de deficiência de aprendizagem (LDDI) foi usado como uma medida de resultado e coletado no início e no final da intervenção de 2 semanas. RESULTADOS: Houve melhora significativa no desempenho matemático de crianças em idade escolar. Os resultados mostram uma melhora estatística e clinicamente significativa após 2 semanas de intervenção. CONCLUSÕES: tDCS combinado com CNT é eficaz para melhorar as habilidades matemáticas de crianças em idade escolar afetadas com DD. Os resultados deste estudo fornecem uma nova perspectiva para a reabilitação de crianças com DD em idade escolar.
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Copyright (c) 2021 Adarsh Kumar Srivastav, Subhasish Chatterjee
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