Estimulação transcraniana por corrente contínua para melhorar o desempenho matemático em crianças discalculia de desenvolvimento em idade escolar: um único grupo pré-teste-pós-teste, estudo quase experimental
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3826Palavras-chave:
Crianças. Discalculia. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Reabilitação.Resumo
INTRODUÇÃO: A discalculia do desenvolvimento (DD) lida com o desempenho matemático prejudicado e afeta as atividades educacionais e do dia-a-dia das crianças. Há evidências de que a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) aplicada ao córtex parietal posterior facilita a estrutura neuronal hipoativa e melhora o desempenho matemático em indivíduos com DD. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é investigar setDCS adjuvante com treinamento convencional de numeramento (CNT) aumentaria as habilidades matemáticas de crianças em idade escolar afetadas com DD. MATERIAIS E MÉTODOS: Treze crianças em idade escolar afetadas com DD receberam tDCS e CNT três sessões por semana por até 2 semanas. Foi dada estimulação anódica esquerda e catódica direita na região P3 / P4 com intensidade de 2mA combinada com CNT por 30 minutos em um dia. O inventário de diagnóstico de deficiência de aprendizagem (LDDI) foi usado como uma medida de resultado e coletado no início e no final da intervenção de 2 semanas. RESULTADOS: Houve melhora significativa no desempenho matemático de crianças em idade escolar. Os resultados mostram uma melhora estatística e clinicamente significativa após 2 semanas de intervenção. CONCLUSÕES: tDCS combinado com CNT é eficaz para melhorar as habilidades matemáticas de crianças em idade escolar afetadas com DD. Os resultados deste estudo fornecem uma nova perspectiva para a reabilitação de crianças com DD em idade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adarsh Kumar Srivastav, Subhasish Chatterjee
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.