Associação entre função cognitiva e desenvolvimento motor grosso de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento

Isadora Martins Álvares, Daniella Oliveira Lara, Náguia Letícia Medeiros, Hércules Ribeiro Leite, Ana Cristina Resende Camargos

Resumo


INTRODUÇÃO: Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento apresentam uma variedade de condições que, em geral, possuem comprometimento da função cognitiva, bem como limitações para realizar atividades motoras grossas e finas decorrentes do déficit de equilíbrio e da coordenação motora. OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo verificar se a função cognitiva está associada e pode predizer desfechos do desenvolvimento motor grosso em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento entre 5 e 10 anos de idade. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal exploratório com 24 crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, entre 5-10 anos de idade, capazes de deambular independente. Para avaliar a função cognitiva e as habilidades motoras grossas das crianças foram utilizados o Mini-Exame do Estado Mental e o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso – segunda edição, respectivamente. Análise de regressão linear simples foi realizada e o tamanho do efeito calculado. RESULTADOS: Quinze (60%) eram meninos, com idade média de 7,81 (± 1,90), sete com deficiência intelectual, oito com transtorno do espectro autista, cinco com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dois com transtornos de comunicação e três com transtornos específicos de aprendizagem. A pontuação do Mini-Exame do Estado Mental foi significativamente associada e capaz de explicar a variabilidade das habilidades de locomoção (R2=0,25; p=0,006), das habilidades de controle de objetos (R2=0,29; p=0,003) e do quociente motor grosso (R2=0,40; p=0,0001). CONCLUSÃO: A função cognitiva está associada e pode explicar o desenvolvimento motor grosso de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento entre 5 e 10 anos de idade. Esses resultados podem contribuir para um melhor entendimento da influência da função cognitiva no desenvolvimento das habilidades motoras grossas dessa população.


Palavras-chave


Função cognitiva. Desenvolvimento motor. Transtornos do neurodesenvolvimento.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3779

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Isadora Martins Álvares, Daniella Oliveira Lara, Náguia Letícia Medeiros, Hércules Ribeiro Leite, Ana Cristina Resende Camargos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A RPF foi indexada e/ou catalogada nas seguintes bases de dados:

 

                                                  

 

Revista Pesquisa em Fisioterapia | ISSN: 2238-2704

Site atualizado em 30/06/2021

Licença Creative Commons