Fisioterapia aquática em paciente com distrofia muscular de cinturas do tipo 2b: relato de caso

Autores

  • Layra Estelita Souza da Luz Universidade Federal do Pará
  • Rayssa de Cássia Ramos Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Mellina Monteiro Jacob Universidade Federal do Pará
  • Natáli Valim Oliver Bento-Torres Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3718

Palavras-chave:

Hidroterapia. Distrofia Muscular do Cíngulo dos Membros. Distrofias Musculares. Reabilitação. Fisioterapia. Relatos de Casos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A distrofia muscular de cinturas do tipo 2B (DMC2B) é uma doença neuromuscular, degenerativa, rara, hereditária, progressiva, com consequentes prejuízos progressivos na capacidade motora e funcional. OBJETIVO: Descrever e analisar os efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida de uma paciente com diagnóstico DMC2B atendida em projeto de extensão universitária. MÉTODOS: Paciente do sexo feminino, 32 anos, solteira, com diagnóstico genético de Distrofia Muscular de Cinturas do Tipo 2B, nível 3 da escala Vignos (modificada por Garder-Medwin e Walton). O relato de caso apresenta a reabilitação através da Fisioterapia Aquática (hidrocinesioterapia) e seus impactos sobre a força muscular, amplitude de movimento, capacidade funcional e qualidade de vida da paciente (CAAE No. 43505321.0.0000.0018). RESULTADOS: O protocolo de fisioterapia aquática, composto por 12 sessões, 60 min/2x/semana, resultou em melhoras na capacidade funcional global e aumento de 9,52% na avaliação da função motora distal, aumentos de 100% da força de preensão manual e aumento para o limite superior (grau 5) na escala MRC para várias das musculaturas testadas, além de ganho de ADM e melhora expressiva da Qualidade de Vida. CONCLUSÃO: A melhora funcional apresentada pela paciente sugere que a reabilitação funcional fundamentada na fisioterapia aquática, em intensidade leve a moderada, é uma opção terapêutica segura e eficaz para a melhora da força muscular, amplitude de movimento, capacidade funcional e qualidade de vida na DMC2B.

Downloads

Biografia do Autor

Publicado

22.07.2021

Edição

Seção

Relatos de Caso

Como Citar

1.
Souza da Luz LE, Ramos Nascimento R de C, Monteiro Jacob M, Valim Oliver Bento-Torres N. Fisioterapia aquática em paciente com distrofia muscular de cinturas do tipo 2b: relato de caso. Rev Pesq Fisio [Internet]. 22º de julho de 2021 [citado 4º de abril de 2025];11(3):583-92. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3718

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>