Efeitos do exercício resistido sobre o tecido adiposo marrom em camundongos C57BL/6

Autores

  • Geovanna de Souza Andrade Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • João Vitor Nunes Lopes Graduado em fisioterapia pela Faculdade integradas Funorte (2020)
  • Frederico Sander Mansur Machado Professor do Dep. de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Professor do Dep. de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Vinicius Dias Rodrigues Professor do Dep. de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3662

Palavras-chave:

Treinamento resistido. Atividade física. Estímulo elétrico. Histologia. Metabolismo.

Resumo

OBJETIVO: Verificar os efeitos do treinamento de escada e atividade física na histomorfometria do tecido adiposo marrom em camundongos C57BL/6. MATERIAIS E MÉTODOS: Amostra composta por 16 camundongos, divididos aleatoriamente: controle (n=4), exercício de escada com estímulo elétrico (n=4), exercício de escada (n=4) e atividade física em ambiente enriquecido (n=4). Grupo de atividade física em ambiente enriquecido foi realizada em caixa com brinquedos. Grupo exercício de escada e escada com estímulo elétrico foram realizadas com escada vertical. Com a utilização da escada os animais realizaram 6 séries, 8 repetições com intervalos de 90 segundos entre séries, sendo 10 sessões. No exercício de escada com estimulo elétrico, o animal foi estimulado a subir usando uma placa de aço na base da escada, com uma corrente elétrica de 20V de intensidade e 45 hz de frequência. A coleta de tecido adiposo marrom foi feita na região escapular e manchado em Hematoxilina-Eosina (HE). O nível de significância das análises era 95% (p < 0.05). RESULTADOS: Não houve diferença significativa no comparativo do tamanho da célula de TAM em comparação com o tecido recolhido dos camundongos dos quatro grupos. CONCLUSÃO: A atividade física e o exercício resistido não promoveram diferenças morfometricas no TAM dos camundongos C57BL/6.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

19.04.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeitos do exercício resistido sobre o tecido adiposo marrom em camundongos C57BL/6. (2021). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 11(2), 328-333. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3662

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)