Impacto dos exercícios de estabilização no equilíbrio e na distribuição da pressão plantar em crianças com excesso de peso: um protocolo de estudo randomizado controlado

Autores

  • Kanu Goyal Maharishi Markandeshwar University (Mullana)
  • Manu Goyal Department of Musculoskeletal Physiotherapy, Maharishi Markandeshwar Institute of Physiotherapy and Rehabilitation, Maharishi Markandeshwar (Deemed to be University), Mullana-133207. Haryana, India.
  • Asir John Samuel Department of Pediatric and Neonatal Physiotherapy, Maharishi Markandeshwar Institute of Physiotherapy and Rehabilitation, Maharishi Markandeshwar (Deemed to be University), Mullana-133207. Haryana, India.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3213

Palavras-chave:

Pediátrico, doenças não-transmissíveis. Equilíbrio. Postura. Equilíbrio. Obesidade infantil. Excesso de peso.

Resumo

INTRODUÇÃO: O excesso de pesso em crianças tem sido associado com perda na função neuromuscular e desequilíbrio postural. Exercícios de estabilização têm demonstrado sucesso no tratamento de crianças com paralisia cerebral e com síndrome de Down. No entanto, sua eficácia não foi testada com crianças com excesso de peso. OBJETIVO: Medir a eficácia de exercícios de estabilização postural no equilíbrio estático e dinâmico e na distribuição da pressão plantar em crianças com excesso de peso. MATERIAL E MÉTODOS: Protocolo de um ensaio clínico randomizado paralelo não cego comparando pré e pós-teste.  Serão recrutados 52 (26 em cada grupo) participantes com idade de 8 a 16 anos, meninos e meninas com índice de massa corpórea (IMC) entre os percentis de crescimento de 85 e 95 de acordo com a idade. As variáveis serão a distribuição da pressão plantar com duplo apoio, aopio unipodal, teste de alcance e a projeção do centro de força. O protocolo de exercícios de estabilização será oferecido ao grupo experimental 3 vezes por semana durante 6 semanas. Estatística descritiva e inferencial serão aplicadas após a realização de testes de normalidade da distribuição (teste T ou Wilcoxon ou Mann-Whitney) considerando significâncai de 0,05. RESULTADOS ESPERADOS: Os resultados do presente estudo oferecerá a primeira evidência sobre a eficácia de exercícios de estabilização em crianças com excesso de peso. Espera-se uma maior compreensão clínica dos exercícios de estabilização em crianças com excesso de peso. Geração de dados para a incorporação de atividades da vida diária qie favoreçam o desenvolvimento global e crescimento. 

NÚMERO DE REGISTO DO ENSAIO CLÍNICO: NCT04315220 registados em 19 deth Março 2020. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/study/NCT04315220

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kanu Goyal, Maharishi Markandeshwar University (Mullana)
    ORCID - 0000-0003-1747-0415
  • Manu Goyal, Department of Musculoskeletal Physiotherapy, Maharishi Markandeshwar Institute of Physiotherapy and Rehabilitation, Maharishi Markandeshwar (Deemed to be University), Mullana-133207. Haryana, India.

    Department of Musculoskeletal Physiotherapy, Maharishi Markandeshwar Institute of Physiotherapy and Rehabilitation, Maharishi Markandeshwar (Deemed to be University), Mullana-133207. Haryana, India.

  • Asir John Samuel, Department of Pediatric and Neonatal Physiotherapy, Maharishi Markandeshwar Institute of Physiotherapy and Rehabilitation, Maharishi Markandeshwar (Deemed to be University), Mullana-133207. Haryana, India.
    Department of Pediatric and Neonatal Physiotherapy, Maharishi Markandeshwar Institute of Physiotherapy and Rehabilitation, Maharishi Markandeshwar (Deemed to be University), Mullana-133207. Haryana, India.

Publicado

27.11.2020

Edição

Seção

Métodos & Protocolos

Como Citar

Impacto dos exercícios de estabilização no equilíbrio e na distribuição da pressão plantar em crianças com excesso de peso: um protocolo de estudo randomizado controlado. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(4), 724-736. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3213

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2