Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor em idosos institucionalizados

Autores

  • Yandra Alves Prestes Discente do 8° Período de Fisioterapia na Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Marilene dos Santos Souza Graduanda em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil.
  • Mayara Souza Pereira Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Rosiane Ervati Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Hércules Lázaro Morais Campos Docente do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil. Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3067

Palavras-chave:

Confiabilidade. Algometria. Dor. Idosos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor passa ser um fator importante quando se estuda a população idosa, pois apresenta um grande impacto nas atividades diárias, aumentando  as comorbidades e a mortalidade,  transformando-se em um sério problema de saúde pública. OBJETIVOS: Avaliar a confiabilidade das medidas intraexaminador e interexaminador de um algômetro digital em mensurar o limiar da dor no quadril de idosos institucionalizados e frágeis. Materiais e Métodos: A amostra foi de forma intencional de acordo com a capacidade cognitiva dos idosos para responderem às avaliações; dois examinadores realizaram a algometria na região do quadril em 17 idosos residentes de uma instituição de longa permanência. RESULTADOS: Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) demonstraram alta confiabilidade do instrumento intra-examinador -  iguais a 0,877 e muito alta interexaminador - iguais a 0,973. CONCLUSÃO: Há confiabilidade no algômetro digital em mensurar o limiar de dor no quadril em idosos de uma instituição de longa permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Prestes, Y. A., Souza, M. dos S., Pereira, M. S., Ervati, R., & Campos, H. L. M. (2020). Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor em idosos institucionalizados. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(3), 451–460. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3067

Edição

Seção

Artigos Originais