Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo

Autores

  • Samara Martins de Oliveira Souza
  • Brena Costa de Oliveira
  • Cibelle Sousa e Silva
  • Letícia Graziela Lopes França Sousa
  • Valéria Monteiro Beserra da Silva
  • Stephanie Sarah Cordeiro de Paiva
  • Michelle Vicente Torres

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529

Palavras-chave:

Pilates. Imagem Corporal. Acadêmicos.

Resumo

INTRODUÇÃO: O método Pilates promove um equilíbrio entre o corpo e a mente, trabalhando o ser humano integralmente, exigindo de quem o pratica uma percepção também do que acontece no meio em que vive. OBJETIVOS: Avaliar a contribuição de um projeto de extensão abordando o método Pilates na aprendizagem sobre o conceito e percepção de corpo de acadêmicos de Fisioterapia de uma universidade pública. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa prospectiva, qualitativa, observacional e analítica, contendo uma amostra de oito acadêmicos de Fisioterapia de uma instituição pública da cidade de Teresina-Piauí, participantes do projeto de extensão com aplicação de práticas corporais baseadas no método Pilates. Os participantes foram entrevistados no período de maio de 2018, mediante entrevista semi-estruturada, composta por perguntas relativas ao conceito e percepção de corpo. RESULTADOS: Após serem analisadas as falas dos acadêmicos, surgiram duas categorias temáticas a serem discutidas: Pilates na percepção de corpo e as possibilidades do corpo. CONCLUSÃO: Atividades de extensão em Pilates contribuem positivamente para o conceito e percepção de corpo de acadêmicos do curso de Fisioterapia.

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Publicado

21.11.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Souza SM de O, de Oliveira BC, Sousa e Silva C, Sousa LGLF, da Silva VMB, de Paiva SSC, et al. Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo. Rev Pesq Fisio [Internet]. 21º de novembro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];9(4):480-6. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2529

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