Aplicativo para smartphone como estratégia de ensino das manobras de higiene brônquica para fisioterapia

Autores

  • Renato Caldas dos Santos Centro Universitário do Pará
  • Patrick Abdala Fonseca Gomes Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2497

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis. Manobra. Ensino. Aprendizagem. Recursos Audiovisuais.

Resumo

INTRODUÇÃO: No decorrer dos anos, os cursos da saúde têm passado por importantes mudanças na velocidade das inovações, trazendo o crescimento, pesquisa e melhoria para o processo da educação. A introdução de tecnologias e novos métodos de ensino têm contribuído para aprimorar e permitir o aprendizado de maneira mais eficiente. OBJETIVO: desenvolver e aplicar vídeos de manobras de higiene brônquica, através de aplicativo, como ferramenta de ensino para graduandos de fisioterapia do CESUPA. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo realizado foi experimental e descritivo. Foram analisados 40 alunos do estágio supervisionado de fisioterapia, dos 7º e 8° períodos de 2018, também foram analisados 4 juízes com comprovação na docência em curso de fisioterapia. Foi criado um aplicativo móvel, com vídeos de manobras de higiene brônquica, foi feita a validação do aplicativo móvel pelos juízes e, por fim, verificou-se a opinião dos alunos quanto à utilização do aplicativo móvel proposto para o processo de ensino-aprendizagem. RESULTADO: Referentes à atenção, relevância, confiança, conhecimento, compreensão e aplicação, a avaliação foi satisfatória, totalizando 60% dos para graduandos de fisioterapia. CONCLUSÃO: Após a análise das respostas, concluirmos, em sua totalidade, a satisfação dos juízes, salientando que o aplicativo é prático, de fácil entendimento e pode auxiliar na aprendizagem.   Na avalição das opiniões geradas pelos alunos, quanto a utilização do aplicativo móvel proposto para o processo de ensino-aprendizagem, nos aspectos, instrumento de aprendizagem, ferramenta de estudo, facilidade de manuseio, na promoção de dados concretos para o ensino das manobras de higiene brônquica, auxiliar na prática da fisioterapia, a maioria significativa dos alunos considerou o aplicativo avaliado como excelente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Caldas dos Santos, R., & Fonseca Gomes, P. A. (2019). Aplicativo para smartphone como estratégia de ensino das manobras de higiene brônquica para fisioterapia. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(4), 455–463. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2497

Edição

Seção

Artigos Originais