Correlação do valgo dinâmico com lesões de joelho em corredores

Autores

  • Cassio Araújo Paiva Faculdade Uninassau - Aliança
  • Karlla Kelly Soares Silva
  • João Antonio Mesquita Costa
  • Riccardo Samuel Albano Lima
  • Francisco Valmor Macedo Cunha FACULDADE UNINASSAU - ALIANÇA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2426

Palavras-chave:

Corredores. Joelho. Lesões. Valgo.

Resumo

INTRODUÇÃO: Os corredores têm uma grande incidência de lesões em membros inferiores, sendo o joelho a articulação mais acometida. A mesma sofre influência direta do quadril e das articulações adjacentes. Fraqueza muscular de extensores, rotadores laterais e abdutores de quadril levam a uma alteração biomecânica chamada valgo dinâmico, que é um mecanismo compensatório, onde o centro da articulação do joelho se desloca medialmente. OBJETIVO: Esse estudo teve como objetivo correlacionar o valgo dinâmico com lesões, ângulo Q e nivelamento da pelve. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma Pesquisa de campo, descritiva, investigativa e quantitativa. Os dados foram coletados nos meses de abril de 2019, na Federação de Atletismo do Piauí com 14 corredores homens, com idade acima de 18 anos. Para obtenção dos dados foi utilizado um questionário e o teste step down que foi submetido ao software para avaliação postural (SAPO) e um questionário. Os mesmos foram analisados quanto a sua normalidade de distribuição das amostras, pelo teste de Kolmogov-Sminorv, e teste de Pearson para analises de dados numéricos, foi tabulado no excel para posterior analise no GraphPad Prism 7.1. O nível de significância para análise estatística foi considerada como p< 0,05. O trabalho foi executado após aprovação no comitê de ética (CAAE: 11001219.5.0000.5193). RESULTADOS: Os resultados obtidos não mostraram correlação do valgo dinâmico com lesões, com ângulo Q (R2=-0.200) e com nivelamento da pelve (R2=0.253) e p>0,05. CONCLUSÃO: Neste estudo não foi encontrada correlação entre o valgo dinâmico, lesões de joelho, ângulo Q e nivelamento da pelve.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Valmor Macedo Cunha, FACULDADE UNINASSAU - ALIANÇA
    FISIOTERAPEUTA, MESTRE EM FARMACOLOGIA, DOUTOR EM BIOTECNOLOGIA. REALIZA PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA  E FARMACOLOGIA DE PRODUTOS NATURAIS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE INFLAMACAO, DOR E DOENCAS CRONICO-DEGENERATIVAS. ATUALMENTE É COORDENADOR E PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE UNINASSAU- ALIANÇA E PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE AESPI. MINISTRA DISILINAS DE ELETROTERMOFOTOTERAPIA, CINESIOTERAPIA, FISIOTERAPIA DO TRABALHO, CINESIOLOGIA E BIOMECANICA,  MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIACAO.

Publicado

26.08.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Correlação do valgo dinâmico com lesões de joelho em corredores. (2019). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(3), 331-338. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2426