Humanização na formação acadêmica: percepção do estudante de fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2334Palavras-chave:
Humanização. Fisioterapia. Graduação.Resumo
INTRODUÇÃO: A humanização se destaca como um importante aliado no processo de assistência a saúde. Sendo assim, buscando sua efetivação, torna-se fundamental que suas propostas estejam inseridas desde o processo de graduação do fisioterapeuta. OBJETIVOS: conhecer a percepção de estudantes ingressantes e concluintes do curso de fisioterapia sobre a humanização na formação do fisioterapeuta e identificar sua inserção no decorrer do curso de fisioterapia. ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: estudo descritivo, comparativo e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa quatorze estudantes de fisioterapia, sendo dez destes acadêmicos concluintes (9º semestre) e quatro ingressantes do curso (1º semestre), que responderam a uma entrevista semi-estruturada que abordou questões referentes a humanização e sua importância. Os dados foram analisados sob a perspectiva de Bardin, e todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) antes de realizar a entrevista, com a aprovação do Comitê de ética, CAAE: 73475617.1.0000.5628. RESULTADOS: após transcrição das entrevistas e análise rigorosa do discurso, todo o material coletado foi categorizado como: 1. “As diferentes definições da humanização”; 2. “Porta de entrada para o conhecer da temática humanização”, com subcategoria “Vivência da humanização na formação acadêmica” e 3. “A importância da assistência humanizada”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os acadêmicos concluintes do curso de fisioterapia, ainda que apresentem dificuldade de aprofundamento teórico e prático, demonstraram melhor compreensão sobre a temática humanização, quando comparados com os estudantes ingressantes, pois estes possuem pouca familiaridade com a temática.