Fatores de risco cardiovascular associados à hipertensão arterial sistêmica em escolares
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i4.2118Palavras-chave:
Hipertensão Arterial Sistêmica. Fatores de risco cardiovascular. Ensino Fundamental. Obesidade. Atividade Física.Resumo
INTRODUÇÃO: A análise conjunta dos hábitos de vida que podem predispor ao aparecimento de doenças cardiovasculares na idade adulta tem papel importante para o conhecimento do perfil de risco cardiovascular de crianças e adolescentes. OBJETIVO: Investigar hábitos alimentares inadequados e fatores de risco cardiovascular associados à Hipertensão Arterial Sistêmica em escolares de 7 a 14 anos de idade, domiciliados no Cabula/Beiru na cidade do Salvador, Bahia, Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal com 162 escolares matriculados na rede pública do Ensino Fundamental I, residentes no Distrito Sanitário Cabula Beiru (DSCB), na cidade do Salvador, Bahia. Regressão logística multivariada, não-condicional, hierarquizada, foi usada para avaliar a associação, após ajustes por fatores sociodemográficos e de saúde, entre a HAS, hábitos alimentares inadequados e fatores de risco cardiovascular. RESULTADOS: A prevalência de hipertensão arterial entre os escolares foi estimada em 23,0% e o excesso de peso (OR=4,08; IC95% 1,75 – 9,55), assim como a inatividade física (< 300 min/semana) (OR=5,69; IC95% 1,56 – 20,69), consumo inadequado de doces (OR=2,65; IC95%: 1,01 – 7,00) e de refrigerantes (OR=3,61; IC95%: 1,28 – 10,13) foram os fatores associados com pressão arterial elevada. CONCLUSÕES: Os dados evidenciam hábitos inadequados de alimentação e fatores de risco cardiovasculares, em especial, sobrepeso ou obesidade e ser insuficientemente ativo. Estes resultados reforçam a necessidade de programas de promoção de saúde e prevenção dos riscos direcionados à parcela mais jovem da população. Recomendamos a adoção de estratégias para o controle do peso e estímulo à prática regular de atividade física nas escolas, bem como ações de educação em saúde no Ensino Fundamental.