Prevalência de sarcopenia na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: revisão sistemática

Autores

  • Kelly Roberta Souza Andrade Caria Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Fernanda Warken Rosa Camelier
  • Natasha Cordeiro
  • Airton Moreira
  • Bárbara Silva dos Santos
  • Aquiles Assunção Camelier

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i4.2105

Palavras-chave:

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Prevalência, Sarcopenia. Métodos diagnósticos.

Resumo

INTRODUÇÃO: DPOC está associada a um processo inflamatório sistêmico que pode causar sarcopenia, redução da função e massa muscular, embora sua frequência e intensidade não seja completamente conhecida em portadores dessa enfermidade. OBJETIVO: descrever a prevalência e métodos de identificação da sarcopenia na DPOC através de uma revisão sistemática. MATERIAIS E MÉTODOS: Revisão sistemática utilizando a metodologia PICO e palavras-chave (Chronic Obstructive Pulmonary Disease, Sarcopenia). Foram incluídos estudos publicados que estimaram a prevalência de sarcopenia na DPOC. Excluídos aqueles cujo método não detalhou o diagnóstico da sarcopenia. RESULTADOS: A pesquisa resultou inicialmente em 897 artigos. Desses, 877 foram excluídos, sendo 20 selecionados (15 transversais, cinco longitudinais, um caso/controle). As amostras variaram de 57 a 2.582 participantes, a maioria (70%) conduzida em ambulatório. Um estudo foi de base populacional. A idade média foi de 66 anos. A prevalência de sarcopenia na DPOC variou (4,4% a 86,5%). Os métodos diagnósticos utilizados para determinar massa muscular foram o Dual X-ray Absorptiometry, a bioimpedância e as equações de referência. A força muscular foi estimada utilizando-se a preensão manual em dinamômetros portáteis ou a flexão/extensão do joelho através do dinamômetro isocinético. A capacidade funcional foi avaliada pelo teste de caminhada dos seis minutos ou através do teste de velocidade da marcha. CONCLUSÃO: A prevalência de sarcopenia na DPOC encontrada nos estudos (4,4 a 86,5%) é muito variável. Influenciada não somente pela característica do paciente, mas também pelo local, delineamento e método diagnóstico utilizado. Uma padronização de métodos parece ser necessária para se uniformizar condutas na literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelly Roberta Souza Andrade Caria, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL - 2004). Mestranda em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Especialização profissional em Fisioterapia Pneumofuncional e Fisioterapia em Terapia Intensiva - Neonatologia e Pediatria. Docente na matéria Prática Fisioterapêutica na Saúde da Criança e do Adolescente e Supervisora de estágio Hospitalar em UTI Pediátrica pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (EBMSP), Coordenadora de Fisioterapia na UTI Pediátrica do Hospital Santo Antônio. Tem vasta experiência e atua em atendimentos e ministrando cursos voltados para Dermato Funcional (Depilação a Laser, Criolipólise, Carboxiterapia, Ultracavitação, Radiofrequência, Microagulhamento facial, Eletroestimulação, limpeza de pele entre outros)

Publicado

09.11.2018

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Prevalência de sarcopenia na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: revisão sistemática. (2018). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 8(4), 564-578. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i4.2105

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)