Frequência de alterações posturais em hemofílicos

Autores

  • Rafaele Serra Santos uneb http://orcid.org/0000-0001-5647-1248
  • Giovana Rossi Figueirôa UNEB
  • Brenda de Araújo Machado UNEB
  • Carlos André Gomes Silva Mamede UNEB
  • Lúcia Maria Leandro Gois HEMOBA
  • Mário Cezar Macêdo Silva Junior UNEB

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1601

Palavras-chave:

Hemofilia. Postura. Hemartrose. Hematoma.

Resumo

INTRODUÇÃO: A hemofilia é uma doença crônica de origem genética causada por uma mutação dos genes que codificam os fatores de coagulação sanguíneos. Uma das consequências dessa alteração é o acometimento do sistema musculoesquelético, o que pode influenciar na postura desses indivíduos. OBJETIVO: Estimar a frequência de alterações posturais em portadores de hemofilia, e identificar possíveis fatores associados. MÉTODOS: Estudo descritivo de corte transversal, conduzido com indivíduos com idade ? 18 anos, com diagnóstico de hemofilia, em acompanhamento na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA). Os participantes foram submetidos à avaliação postural, por meio da análise visual, teste de Adams e aplicação de um formulário semi-estruturado. Empregou-se o Epi Info® (v.3.5.2) para análise dos dados e, para verificar a existência de associações entre as variáveis do estudo foram utilizados os Testes exato de Fisher, Qui-quadrado (bicaudal) e Qui-Quadrado com a correção de Yates. Consideradas como estatisticamente significantes associações com p <0,05. RESULTADOS: Participaram deste estudo 29 hemofílicos, com média de idade de 34,9 ± 12,6 anos, 25 (86,2%) informaram ter artropatia hemofílica.  Dos participantes da pesquisa 13 (68,4%) apresentaram postura escoliótica detectada pelo teste de Adams. A alteração foi mais frequente nos indivíduos com mais de uma articulação afetada pela artropatia hemofílica, com valor estatisticamente significativo para esta variável (p= 0,039). CONCLUSÃO: As frequências de alterações posturais em indivíduos com hemofilia são elevadas com associação significativa para os indivíduos com idade superior a 40 anos e com mais de uma articulação afetada pela artropatia hemofílica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaele Serra Santos, uneb
    Fisioterapeuta graduada pela UNEB
  • Giovana Rossi Figueirôa, UNEB

    Mestra em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

  • Brenda de Araújo Machado, UNEB

    Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado da Bahia

  • Carlos André Gomes Silva Mamede, UNEB
    Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente  pela UFPE.  Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
  • Lúcia Maria Leandro Gois, HEMOBA

    Fisioterapeuta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA).

  • Mário Cezar Macêdo Silva Junior, UNEB

    Estudante de Fisioterapia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

     

Publicado

17.09.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Frequência de alterações posturais em hemofílicos. (2018). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 8(1), 24-36. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1601

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)