SARCOPENIA EM UMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS INFECTADOS HIV ATENDIDOS A NÍVEL AMBULATORIAL

Autores

  • Ana Paula Lédo
  • Janmille de Sá Neves UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Bruno Prata Martinez
  • Mansueto Gomes Neto
  • Carlos Brites

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1536

Palavras-chave:

Sarcopenia, HIV, diagnóstico

Resumo

Introdução: A população infectada pelo vírus HIV está envelhecendo e a sarcopenia é um importante problema de saúde que pode afetar essa população,levando a consequências negativas, como declínio de mobilidade, piora na qualidade de vida e até morte. O presente estudo tem como objetivo descrever a frequência de sarcopenia em pacientes infectados pelo HIV em dois ambulatórios na cidade de Salvador-Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo transversal incluídos 128 pacientes infectados pelo vírus HIV. Foram incluídos sujeitos com idade ?18 anos infectados pelo HIV, com capacidade de execução de comandos externos simples, estabilidade hemodinâmica, capacidade de deambulação sem auxílio externo, ausência de dispnéia ou alguma alteração cardiorrespiratória. O diagnóstico de sarcopenia foi determinado pela combinação de redução de massa esquelética, obtida através de equação antropométrica; com fraqueza muscular e/ou baixo desempenho físico. Estas duas mensurações foram realizadas com o dinamômetro de preensão palmar e com o teste de velocidade de marcha respectivamente. Resultados: A ocorrência de sarcopenia foi de 5,5% de toda amostra e a de pré-sarcopenia, 10,2%.  Houve associação entre sarcopenia com as variáveis idade(p=0,001), maior tempo de tratamento antiviral(p=0,001) e maior índice de comorbidades de Charlson(p=0,003). Conclusão: A frequência de sarcopenia entre indivíduos infectados HIV foi baixa, com uma maior frequência de pré-sarcopenia, o que sugere uma necessidade de maior atenção para esta população no que diz respeito as intervenções como treino de força e melhor aporte nutricional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janmille de Sá Neves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    Fisioterapeuta Residente do Programa Multiprofissional em Saúde, Núcleo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

29.08.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SARCOPENIA EM UMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS INFECTADOS HIV ATENDIDOS A NÍVEL AMBULATORIAL. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(3), 400-407. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1536

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>