AVALIAÇÃO DO USO DA TELESSAÚDE APLICADA A REABILITAÇÃO CARDÍACA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Altair Argentino Pereira Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Tales de Carvalho Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Cícero Inacio da Silva Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1532

Palavras-chave:

Telemedicina. Medicina física e reabilitação. Estilo de vida

Resumo

Introdução: A utilização do telessaúde pode ser realizado em distintas áreas da saúde com foco na prevenção, tratamentos e acompanhamento. Objetivo: Verificar o uso da Telessaúde para melhor aderência e mudança no estilo de vida em indivíduos que realizam reabilitação cardíaca home-based. Método: Foi realizada uma pesquisa com de revisão sistemática da literatura. Foram selecionados artigos científicos classificados como ensaios clínicos randomizados, utilizando bases de dados (BVS, Pubmed, PEDro), com a seguinte estratégia: telemedicine and rehabilitation cardiac and home-based and lifestyle e seus respectivos termos na língua portuguesa, para a busca dos artigos. A pesquisa foi conduzida conforme a metodologia PRISMA.  Resultados: Foram encontrados vinte e quatro estudos, que após análise, foram selecionados sete estudos de acordo com a temática em questão, incluiu 1.716 participantes de ambos os sexos, que foram avaliados após o uso da Telessaúde para melhor aderência e mudança no estilo de vida na reabilitação cardíaca home-based. Conclusão: O uso da Telessaúde como ferramenta em programas de RC home-based melhora a aderência, os aspectos clínicos e o estilo de vida de pacientes com doenças cardiovasculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Argentino Pereira Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Fisioterapia. Doutorando em Ciências do Movimento Humano – Udesc

Tales de Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Medicina. Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – Udesc

Cícero Inacio da Silva, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutor em Semiótica. Professor coordenador do NTC Telessaúde Redes, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, São Paulo (SP).

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Pereira Junior, A. A., Carvalho, T. de, & Silva, C. I. da. (2017). AVALIAÇÃO DO USO DA TELESSAÚDE APLICADA A REABILITAÇÃO CARDÍACA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(3), 393–399. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1532

Edição

Seção

Revisões de Literatura