SOBRE AS TEORIAS E MODELOS DE ENSINO OU DE INSTRUCTIONAL DESIGN

Autores

  • Rui Guimarães Lima Centro de Investigação Transdisciplinar 'Cultura, Espaço e Memória' Universidade do Porto Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1511

Palavras-chave:

Ensino, Desenho de Instrução, Teorias, Modelos

Resumo

Internacionalmente reconhecido e em clara afirmação no panorama nacional, o design instrucional é já uma realidade em algumas instituições de educação e ensino, bem como em empresas de formação em Portugal. Este estudo pretende analisar as teorias e os modelos de Instructional Design. O presente ensaio teórico foi desenvolvido com base em reflexões e articulações entre os elementos e conteúdos abordados por diferentes bases teóricas contemporâneas. Abordamos algumas das mais significativas teorias e modelos do design de instrução procurando fazer dele um elemento de referência para futuros estudos e pesquisas nesta área particularmente recorrente, da educação a distância. Efetivamente, os processos de ensino-aprendizagem em ambientes de educação e formação online não poderão dissociar-se das diferentes formas de planificação didática propostas por este novo modelo de design instrucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Guimarães Lima, R. (2017). SOBRE AS TEORIAS E MODELOS DE ENSINO OU DE INSTRUCTIONAL DESIGN. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(3), 435–447. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1511

Edição

Seção

Revisões de Literatura