Equilíbrio corporal, mobilidade e força muscular respiratória de idosas praticantes do método Pilates

Autores

  • Jade Almeida Rocha Martinez Universidade Federal da Bahia
  • Lívia Regina Gonçalves Carneiro da Silva
  • Daniel Dominguez Ferraz Universidade Federal da Bahia
  • Mansueto Gomes Neto Universidade Federal da Bahia
  • Cássio Magalhães da Silva e Silva Universidade Federal da Bahia
  • Micheli Bernardone Saquetto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1413

Palavras-chave:

Equilíbrio Postural. Musculatura respiratória. Idoso. Exercício

Resumo

INTRODUÇÃO: O Método Pilates é baseado em movimentos do corpo inteiro, respiração, concentração, centralização, precisão e ritmo. Não está claro se a prática desta atividade é superior à manutenção de um estilo de vida ativo. OBJETIVO: Comparar o equilíbrio corporal, a mobilidade e a força muscular respiratória de mulheres idosas praticantes do Método Pilates e idosas ativas. MÉTODOS: Estudo transversal analítico em 22 idosas, sendo 11 praticantes do Método Pilates (PMP) e 11 idosas ativas (IA). As participantes foram classificadas pelo Perfil de Atividade Humana (PAH) e avaliadas por Timed up and Go (TUG), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e manovacuometria. RESULTADOS: A idade da amostra foi de 69,36 ± 9,49 anos. A média no TUG das PMP foi de 8,06 ± 4,29 segundos, e das IA de 8,28 ± 2,82 (p>0,05). Na EEB, a média do escore pelas PMP foi 54,63 ± 1,91 e pelas IA foi 52,90 ± 4,01 (p>0,05). Quanto à avaliação da força muscular respiratória, também não houve diferença significativa entre os grupos, mas houve diferença nas IA ao comparar os valores reais (PiMáx = 59,00 cmH2O e PeMáx = 54,00 cmH2O), com os preditivos (PiMáx = 77,12 cmH2O e PeMáx = 74,18 cmH2O), com p<0,05. CONCLUSÃO: Manter-se fisicamente ativa ou praticar o Método Pilates parece ter o mesmo efeito sobre o equilíbrio corporal e a mobilidade de mulheres idosas, principalmente entre os 60 e 65 anos. No entanto, idosas que praticam Pilates parecem manter a força muscular respiratória mais adequada à sua idade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jade Almeida Rocha Martinez, Universidade Federal da Bahia
    Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduanda em Fisiologia do Exercício pela UNIGAT.
  • Lívia Regina Gonçalves Carneiro da Silva
    Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal da Bahia.
  • Daniel Dominguez Ferraz, Universidade Federal da Bahia
    Fisioterapeuta, Mestre em Neurorehabilitação pela Universitat Autonoma de Barcelona, Professor Assistente do Curso de Fisioterapia. Universidade Federal da Bahia – Salvador (BA), Brasil.
  • Mansueto Gomes Neto, Universidade Federal da Bahia
    Fisioterapeuta, Doutor em Medicina e Saúde - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciências da Reabilitação - Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto I do departamento de Biofunção. Coordenador do curso de Fisioterapia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da UFBA, Salvador (BA), Brasil.
  • Cássio Magalhães da Silva e Silva, Universidade Federal da Bahia
    Fisioterapeuta, Mestre, Professor Assistente do Curso de Fisioterapia. Universidade Federal da Bahia – Salvador (BA), Brasil.
  • Micheli Bernardone Saquetto, Universidade Federal da Bahia
    Fisioterapeuta, Mestre, Professor Assistente do Curso de Fisioterapia. Universidade Federal da Bahia – Salvador (BA), Brasil.

Publicado

17.09.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Equilíbrio corporal, mobilidade e força muscular respiratória de idosas praticantes do método Pilates. (2018). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 8(1), 8-15. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1413

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>