TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DA DISMENORREIA PRIMÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1327

Palavras-chave:

Dismenorreia, manipulações musculoesqueléticas

Resumo

Introdução: No decorrer do período fértil, aproximadamente mais de um milhão de mulheres apresentam um episódio de doença inflamatória pélvica aguda e mais de 100.000 mulheres desenvolvem a infertilidade como consequência desta. A dismenorreia primária é um fenômeno fisiológico doloroso, espasmódico, descrito como cólicas na parte inferior do abdome, pouco antes e/ou durante o período menstrual. Dentre as práticas não farmacológicas, as técnicas da terapia manual, apresentam efeitos significativos no tratamento da dismenorreia primária. Este estudo tem como objetivo reunir evidências científicas a fim de identificar os possíveis impactos da Terapia Manual no tratamento da dismenorreia primária. Materiais e Métodos: Revisão Sistemática de Literatura incluindo ensaios clínicos controlados randomizados das Bases de Dados LILACS, PubMed, PEDro, Bireme e Cochrane. Resultados: Foram encontrados 55 artigos, dos quais 3 corresponderam aos critérios de inclusão. As variáveis de interesse do estudo foram: intensidade da dor, duração da dor, nível de ansiedade, percepção de dor na região lombar, limiar de dor a pressão, níveis de adrenalina, noradrenalina, serotonina, dopamina e descompressão da articulação sacrilíaca. Conclusão: Esta pesquisa sugere que a terapia manual atua de maneira benéfica no tratamento da dismenorreia primária, apresentando melhora em todas as variáveis estudadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liziane Estrela Estrela Pinho, Universidade Federal da Bahia
    Atualmente encontra-se em processo de graduação no curso de Fisioterapia na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Formada em Reeducação Postural Global com Centralização Integrada - Qualitus Saúde. Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia Manipulativa (LAFIMA). Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Saúde Feminina (LASF). Integrante ativa do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Pélvica - FIPE UFBA.

Downloads

Publicado

29.05.2017

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DA DISMENORREIA PRIMÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(2), 224-232. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1327

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)