QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS CARDIOPATAS PRÉ E PÓS-CIRURGIA CARDÍACA

Autores

  • Kelson Carvalhedo Sousa de Lima
  • Ana Mara Ferreira Lima
  • Michelle Vicente Torres
  • Christiane Lopes Xavier Mestre em Saúde da Família- Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, PI - Brasil. Docente de ensino superior para o curso de Fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho-FSA. Teresina, PI-Brasil.
  • Giulliano Gardenghi
  • Ivanete Moraes

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1289

Palavras-chave:

Idoso, Qualidade De Vida, Cirurgia Torácica, fisioterapia

Resumo

Introdução: O envelhecimento é um processo biológico intrínseco, progressivo, declinante e universal, no qual se podem reconhecer marcas físicas e biológicas inerentes, que não são produzidas por doenças. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo analisar a qualidade de vida e capacidade funcional de idosos cardiopatas antes e após cirurgia cardíaca. Métodos: Trata-se de um estudo Piloto realizado no período de fevereiro de 2014 a março de 2015. A amostra foi tipo não probabilística composta por nove pacientes que possuíam idade entre 60 e 85 anos que foram avaliados através do WHOQOL-bref e do Índice de Barthel, por contato direto antes da cirurgia, e seis meses após este procedimento através de inquérito telefônico. Resultados: A comparação em média da qualidade de vida antes e após a cirurgia cardíaca demonstrou que houve melhora significativa nos domínios físico, social e qualidade de vida geral. Quanto à capacidade funcional, não houve diferença significativa entre o pré-cirúrgico e seis meses após, permanecendo os pacientes independentes ou com leve dependência. Conclusão: Portanto, houve um impacto positivo na qualidade de vida antes e após a cirurgia cardíaca nos domínios físico, social e qualidade de vida geral nos participantes em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelson Carvalhedo Sousa de Lima

     Pós graduando em Fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva  pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada – CEAFI – Goiânia – GO .Graduação em Fisioterapia- Faculdade Santo Agostinho - FSA. Teresina, PI - Brasil.

  • Ana Mara Ferreira Lima

    Mestranda em Bioengenharia na Universidade Camilo Castelo Branco, Unicastelo.São Paulo- SP. Fisioterapeuta do Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração-ITACOR. Teresina, PI-Brasil.

  • Michelle Vicente Torres

    Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. São Paulo- SP. Docente de ensino superior para o curso de Fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho-FSA. Teresina, PI-Brasil.

  • Giulliano Gardenghi
    Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador científico do Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada – CEAFI – Goiânia – GO. Coordenador científico do serviço de Fisioterapia do Hospital ENCORE – Aparecida de Goiânia – GO. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar do Hospital e Maternidade São Cristóvão – São Paulo – SP.
  • Ivanete Moraes

    Graduação em Fisioterapia- Faculdade Santo Agostinho - FSA. Teresina, PI - Brasil.

Downloads

Publicado

29.05.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Carvalhedo Sousa de Lima K, Ferreira Lima AM, Vicente Torres M, Lopes Xavier C, Gardenghi G, Moraes I. QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS CARDIOPATAS PRÉ E PÓS-CIRURGIA CARDÍACA. Rev Pesq Fisio [Internet]. 29º de maio de 2017 [citado 26º de abril de 2024];7(2):171-8. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/1289

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>