PERFIL DO FISIOTERAPEUTA PESQUISADOR DOCENTE NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1238

Palavras-chave:

Fisioterapia. Cientometria. Pesquisa.

Resumo

Introdução: O delineamento do perfil do fisioterapeuta pesquisador docente do Estado da Bahia ajuda a identificar lacunas a serem preenchidas para o desenvolvimento da ciência na área. Objetivo: Traçar o perfil do fisioterapeuta docente com título doutor no estado da Bahia e analisar o grau de conexão entre os pesquisadores por subárea de conhecimento. Metodologia: Estudo cientométrico de base documental com dados obtidos dos currículos Lattes dos docentes das instituições de ensino superior do estado da Bahia. Os dados foram analisados por meio do teste Mann Whitney e da Rede de Colaboração. O nível de significância foi de 5%. Resultados: Foram identificados e analisados 24 fisioterapeutas doutores, sendo a maior parte do sexo feminino (75,0%), com três anos ou menos de tempo de obtenção do título de doutor (58,3%), pouco treinamento no exterior (20,8%), baixa inserção em programas de mestrado e doutorado (20,8%), com mediana de publicação de 1,5 artigos/ano/docente e de índice h de 3,6 citações/ano/docente. A vocação para a pesquisa envolve mais a subárea neurofuncional (25,0%). Nenhum (0,0%) fisioterapeuta doutor da amostra é beneficiado por bolsa de produtividade em pesquisa e 62,5% atua em instituições públicas. O número das diferentes orientações se associou com o tempo de titulação (p<0,050), mas não com o índice h (p=0,272). Observou-se que a rede de colaboração ainda é incipiente. Conclusão: Os fisioterapeutas pesquisadores e docentes do estado da Bahia são jovens doutores, com produtividade em pesquisa em desenvolvimento e pouca inserção em redes de pesquisa locais, nacionais e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Galvão Cruz

Acadêmica de Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia, Brasil.

Sandra Cohim

Fisioterapeuta, Mestre em Desenvolvimento Humano, Professora Assistente da Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia, Brasil.

Ana Paula Quixadá Carneiro

Fisioterapeuta, Mestre em Tecnologias em Saúde, Doutoranda em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Katia Nunes Sá, Editora Científica RPF, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Fisioterapeuta, Doutora em Medicina e Saúde Humana, Professora Adjunta da Universidade Católica do Salvador e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Cruz, F. G., Cohim, S., Carneiro, A. P. Q., & Nunes Sá, K. (2017). PERFIL DO FISIOTERAPEUTA PESQUISADOR DOCENTE NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(1), 70–78. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1238

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>