CARACTERISTICAS CLÍNICAS E CIRURGICAS DE IDOSOS SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDÍACA

Autores

  • André Luiz Cordeiro
  • André Raimundo Guimarães
  • Sarah Souza Pontes
  • Leilane Jesus
  • Carolina Lima
  • Vanessa Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1184

Palavras-chave:

Cirurgia torácica, idoso, Perfil de saúde

Resumo

Introdução: A expectativa de vida vem aumentando nas últimas décadas e associado a isso existe também um aumento da incidência de doenças cardiovasculares. Uma das formas de tratamento para essas doenças é a cirurgia cardíaca sendo muito prevalente em idosos. Objetivo: Caracterizar o perfil clínico e cirúrgico de idosos submetidos a cirurgia cardíaca. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo observacional com os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Nobre de Cardiologia. No primeiro dia pós-cirurgia todos os pacientes foram avaliados na busca de dados relacionados ao seu perfil clínico e cirúrgico. Resultados: Durante o período da pesquisa foram operados 51 pacientes, sendo 39 homens (77%), com a média de idade mais prevalente acima de 75 anos (30%), hipertensão arterial e diabetes melitus as comorbidades mais encontradas (67 e 58%, respectivamente) e 53% com o Índice de Massa Corpórea dentro da normalidade. Em relação as características cirúrgicas 90% dos pacientes realizaram cirurgia de revascularização do miocárdio, havendo necessidade em 72% dos casos de três pontes, tempo de Circulação Extracorpórea de 74 ± 22 minutos e tempo de Ventilação Mecânica de 8 ± 4 horas. Conclusão: Com base nesses achados pode-se caracterizar que os idosos submetidos a revascularização do miocárdio  têm mais de 75 anos, do gênero masculino, hipertensos, e sedentários. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Cordeiro

Mestrando em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Docente da Faculdade Nobre, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

André Raimundo Guimarães

Cirurgião cardíaco do Instituto Nobre de Cardiologia/Santa Casa de Misericórdia, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Sarah Souza Pontes

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Docente da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Leilane Jesus

Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Nobre, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Carolina Lima

Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Nobre, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Vanessa Coutinho

Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Nobre, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Cordeiro, A. L., Guimarães, A. R., Pontes, S. S., Jesus, L., Lima, C., & Coutinho, V. (2017). CARACTERISTICAS CLÍNICAS E CIRURGICAS DE IDOSOS SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDÍACA. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(1), 30–35. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1184

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)