CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

  • Liliane Pereira Santos de Oliveira Faculdade Independente do Nordeste
  • Giovana Fernandes Araújo Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.834

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Enfermagem. Saúde do Trabalhador

Resumo

O objetivo do presente estudo é identificar dimensões sintomatológicas da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem que atuam em um pronto socorro e acolhimento. É uma pesquisa de abordagem quantitativa, de caráter descritivo, realizado em um hospital público de médio porte localizado no sudoeste baiano. A amostra foi composta por 27 enfermeiros. Para o levantamento das informações foi aplicado um questionário sociodemográfico elaborado pela pesquisadora constituído por 10 questões e o Malasch Burnout Inventory, escala proposta em 1981, para identificar a Síndrome de Burnout. Os dados obtidos foram analisados no programa Excel 2014 e apresentados em números absolutos e porcentagem na forma de tabela. Os resultados apontam que uma significativa parcela dos trabalhadores apresenta sintomatologia da Síndrome de Burnout, contrapondo-se a diversos estudos. Conclui-se que a realização desse estudo possibilitou verificar existência de enfermeiros com sintomas da Síndrome de Burnout, conforme instrumento utilizado. As informações coletadas podem ajudar a compreender este fenômeno, principalmente quando é levado em consideração o perfil, rotina e condições de trabalho da emergência somado à exposição contínua e prolongada aos referidos estressores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliane Pereira Santos de Oliveira, Faculdade Independente do Nordeste

    Discente da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

  • Giovana Fernandes Araújo, Faculdade Independente do Nordeste
    Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, especialista em Enfermagem do Trabalho, especialista em Saúde da Família e docente da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.834

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)