CONHECIMENTO DOS PACIENTES SOBRE OS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DA NANDA

Autores

  • Priscilla Lima Marcelo Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Tais Tavares Barros Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Maria Goretti Soares Monteiro Enfermeira Auditora do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da UNIFOR.
  • Ângela Maria Uchoa Rodrigues Enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Saúde Coletiva da UNIFOR. Docente da UNIFOR.
  • Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Instituto Dr. José Frota (IJF)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v3i2.403

Palavras-chave:

Enfermagem, neurologia, Diagnósticos de enfermagem.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar o conhecimento dos pacientes com distúrbios neurológicos sobre a patologia. Estudo descritivo, realizado em um hospital de Fortaleza-Ceará. Foram entrevistados os pacientes que se encontravam internados na unidade de neurologia no período de fevereiro e março de 2014, tratando-se, portanto, de uma amostragem por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um formulário. A idade das pessoas variou de 10 a 70 anos. Do total de participantes deste estudo, 20 apresentaram o diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente. O fator relacionado para este diagnóstico esteve ligado à falta de exposição à informação profissional. Os dados demonstraram que 27 pessoas receberam informações sobre seu estado de saúde atual pelos médicos; este dado chama atenção para a necessidade de atuação do enfermeiro enquanto integrante da equipe de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscilla Lima Marcelo, Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
    Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Tais Tavares Barros, Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
    Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Maria Goretti Soares Monteiro, Enfermeira Auditora do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da UNIFOR.
    Enfermeira Auditora do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da UNIFOR.
  • Ângela Maria Uchoa Rodrigues, Enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Saúde Coletiva da UNIFOR. Docente da UNIFOR.
    Enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Saúde Coletiva da UNIFOR. Docente da UNIFOR.
  • Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Instituto Dr. José Frota (IJF)
    Doutora em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da UNIFOR. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Downloads

Publicado

22.12.2014

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CONHECIMENTO DOS PACIENTES SOBRE OS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DA NANDA. (2014). Revista Enfermagem Contemporânea, 3(2). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v3i2.403

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)