SABERES DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE: ÊNFASE NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Autores

  • Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Instituto Dr. José Frota (IJF)
  • Carolina de Paula Lima Melo
  • Angela Maria Uchoa Rodrigues
  • Renata Carneiro Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i2.985

Resumo

Objetivou-se averiguar os saberes dos discentes de enfermagem sobre higienização das mãos. Estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma Universidade de Fortaleza-Ce. Participaram da pesquisa 25 discentes matriculados no último semestre do curso de Enfermagem. O fechamento amostral foi por saturação teórica. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro a novembro de 2015. A análise dos dados foi por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Do total dos 25 entrevistados, a técnica de higienização das mãos foi a mais citada como medida básica de segurança para o profissional e paciente. Houve valorização pelos acadêmicos de aspectos farmacológicos, o que pode estar associado à prática de administração de medicamentos. O transporte seguro e cirurgia segura foram pouco citados pelos graduandos. As dificuldades para a realização da técnica de higienização das mãos citadas poderão servir de norte teórico para se elaborar estratégias para que esses dificultadores sejam superados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Instituto Dr. José Frota (IJF)

Doutora em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da UNIFOR. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Carolina de Paula Lima Melo

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UNIFOR

Angela Maria Uchoa Rodrigues

Docente da UNIFOR

Renata Carneiro Ferreira

Docente da UNIFOR

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Abreu, R. N. D. C. de, Melo, C. de P. L., Rodrigues, A. M. U., & Ferreira, R. C. (2016). SABERES DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE: ÊNFASE NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Revista Enfermagem Contemporânea, 5(2). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i2.985

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)