A PERCEPÇÃO DO SURDO SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Hindhiara Freire Pires FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE Discente do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Independente do Nordeste.
  • Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE Docente da Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista - BA. Intérprete de Libras.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.912

Palavras-chave:

LIBRAS, Atendimento, Comunicação, Surdez

Resumo

Os objetivos desse estudo foram identificar os métodos de comunicação utilizados para atendimento aos Surdos nos serviços de saúde, investigar como se estabelece o vínculo entre os Surdos e os profissionais da saúde e verificar as percepções dos Surdos quanto ao acolhimento existente nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, em que participaram 26 pessoas Surdas, as quais foram entrevistadas usando-se LIBRAS. As interações foram transcritas em um questionário, mantendo-se a construção gramatical característica das expressões dessas pessoas. Resultados e discussão: O Surdo não tem alcançado uma comunicação efetiva Durante o atendimento de saúde, no qual experimenta sentimentos negativos. Os relatos dos participantes do estudo salientaram dificuldades para um atendimento de saúde devidamente correto e qualificado, como: ausência e bloqueio de comunicação, um dos grandes obstáculos que prejudica um possível vínculo entre profissionais de saúde e os Surdos, e que consequentemente comprometem o atendimento, a necessidade de intermediação pelo acompanhante. Relataram também o desejo de haver um profissional interprete e o despreparo dos profissionais que os atendem. Considerações finais: Se faz necessário que os profissionais utilizem de aspectos supras segmentais para que os Surdos possam ter um suporte no atendimento, portanto sugere-se a necessidade de implantar LIBRAS como disciplina curricular, não sendo optativa, mas obrigatória em todos os cursos de graduação da área de saúde. Diante de relatos verídicos evidenciou-se que os profissionais de saúde estão despreparados para o atendimento de pacientes Surdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A PERCEPÇÃO DO SURDO SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.912

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>