PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Maíra Ramos Santos Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.806

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Pesquisa, Enfermagem

Resumo

Cuidados paliativos são uma abordagem especializada prestada por equipe multidisciplinar que atua no controle rigoroso dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida de pessoas que têm suas vidas ameaçadas por doenças sem possibilidades terapêuticas. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura através da base de dados LILACS, com seleção de 34 artigos para análise. Teve por objetivo caracterizar e sintetizar a produção científica da enfermagem brasileira sobre cuidados paliativos, publicada entre 2010 e 2014 na base de dados LILACS. Os resultados apontam que o maior quantitativo de artigos foi publicado no ano 2012; o periódico com mais publicações foi “Ciência, Cuidado e Saúde”; a região Sudeste apresentou maior número de publicações; a abordagem mais frequente foi a qualitativa; a maior parte dos autores têm a titulação doutor; houve predominância de artigos desenvolvidos por quatro autores ou mais. O principal enfoque dentro da temática é a oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Ramos Santos Teixeira

Enfermeira, pós graduada em enfermagem em terapia intensiva adulto, mestre em cuidados paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

Teixeira, M. R. S. (2016). PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Enfermagem Contemporânea, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.806

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)