PERCEPÇÕES DO ENFERMEIRO SOBRE A GERÊNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE PEDRO CANÁRIO

Autores

  • Letícia Antunes Fischer Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nayara Silva Borges Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gladys Amélia Velez Benito Universidade Federal da Integração Latiniamericana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.785

Palavras-chave:

Enfermagem, Gerenciamento, Atenção Primária

Resumo

A Atenção Primária, pilar da organização do sistema de saúde, atua de forma regionalizada, contínua e sistematizada, integrando ações preventivas e curativas para o indivíduo e a coletividade por meio do trabalho em equipe. O enfermeiro, integrante desta equipe, centra seu trabalho no cuidado e utiliza ferramentas de gestão para desenvolvê-lo, ao dirigir, coordenar, organizar e planejar ações próprias e de sua equipe, a fim de garantir o bom funcionamento e satisfação dos usuários. Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos enfermeiros, que atuam na Atenção Primária à Saúde no município de Pedro Canário – ES, a respeito do trabalho gerencial do enfermeiro. Trata se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, cujos dados foram coletados por meio de entrevista com doze enfermeiros, norteada por questões orientadoras e as análises feitas por conteúdo temático. As categorias identificadas no cenário empírico foram: Significado de trabalho; Elementos do Trabalho em Saúde; Significado de Gerência, e, Imagem do Trabalho em Saúde como Gestão. Os relatos dos enfermeiros desvelam que os mesmos possuem total compreensão sobre o valor do trabalho em equipe e da importância de se tentar ao máximo atender as necessidades dos usuários de saúde, porém também foi possível identificar falhas quanto à interpretação do processo de trabalho gerencial, uma vez que para alguns dos sujeitos o gerenciamento limita-se ao ato de coordenar e outros apresentam distorção do significado de gerência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Antunes Fischer, Universidade Federal do Espírito Santo
    Enfermeira na Centrad Total Care; Graduada pela Universidade Federal dos Espírito Santo – UFES; Pós Graduada em Enfermagem Gineco Obstetrícia pela AVM Faculdades Integradas, conveniada à Universidade Cândido Mendes.
  • Nayara Silva Borges, Universidade Federal do Espírito Santo
    Mestranda em Saúde da Família na Universidade Estácio de Sá; Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, em 2014; Enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial em Bom Jesus do Itabapoana.
  • Gladys Amélia Velez Benito, Universidade Federal da Integração Latiniamericana - UNILA
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto II e Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Integração Latiniamericana – UNILA.

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PERCEPÇÕES DO ENFERMEIRO SOBRE A GERÊNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE PEDRO CANÁRIO. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.785