O brinquedo terapêutico como mediador da intercomunicação no cuidado à criança hospitalizada: percepção da enfermeira
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2025.e6384Palavras-chave:
Hospitalização, Criança, Enfermagem, Comunicação, Brinquedo TerapêuticoResumo
OBJETIVO: Analisar o brinquedo terapêutico (BT) como mediador da comunicação na relação enfermeiro-criança. MÉTODO: Trata-se de um estudo de campo, de caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 17 enfermeiros da unidade pediátrica de um hospital público. A coleta de dados foi realizada no período de agosto à dezembro de 2023, através de entrevista semi-estruturada. A análise baseou-se na técnica de análise de conteúdo de Bardin na modalidade temática. RESULTADOS: Emergiram duas categorias analíticas: “Explorando a interação enfermeiro-paciente: o papel do brinquedo terapêutico na intercomunicação” e “Os benefícios da utilização do brinquedo terapêutico”. Os achados evidenciam que o BT constitui-se em recurso significativo para o fortalecimento da relação entre enfermeiro e criança hospitalizada. A análise demonstrou que sua aplicação representa uma ferramenta essencial no cuidado, ao favorecer o bem-estar físico, emocional, psicológico e comunicacional da criança durante o processo de hospitalização, além de potencializar o vínculo estabelecido entre profissional e paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo evidencia a relevância do brincar terapêutico na prática da enfermagem pediátrica, configurando-se como estratégia de cuidado que favorece a comunicação efetiva com a criança e contribui para a redução dos impactos negativos da hospitalização, ao promover sua participação ativa no processo de internação.
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