Conhecimento de graduandos de enfermagem sobre prevenção das lesões por pressão: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2025.e5973Palavras-chave:
Enfermagem, Conhecimento, Lesão por Pressão, Estudantes de Enfermagem, PrevençãoResumo
OBJETIVO: Identificar o que as publicações científicas descrevem sobre o conhecimento dos graduandos acerca das medidas de prevenção de lesão por pressão. MÉTODOS: Revisão integrativa com artigos publicados entre os anos de 2019 a junho de 2024 nas bases de dados SciELO, MEDLINE, SCOPUS, EMBASE, Web of Science e LILACS, por meio da BVS. Os descritores utilizados foram: lesão por pressão, estudantes de enfermagem, conhecimentos, prevenção de doenças. Os dados dos estudos selecionados foram reunidos utilizando um instrumento de coleta de dados. Após essa etapa, os estudos foram sintetizados de forma descritiva para discussão. RESULTADOS: Foram encontrados 17 artigos que se adequaram ao objetivo do estudo, sendo 13 estudos publicados em nível internacional e 04 em nível nacional. A análise revelou que 76,5% identificaram níveis insuficientes de conhecimento sobre a prevenção de lesões por pressão na formação acadêmica em enfermagem. Os acadêmicos apresentaram dificuldades em aspectos como conceito de cisalhamento, ângulo de elevação da cabeceira, inspeção diária da pele e tempo adequado de reposicionamento de pacientes. Apenas 23,5% dos estudos apontaram níveis adequados de conhecimento sobre o tema. CONCLUSÃO: Os artigos analisados refletem a que o nível de conhecimento sobre a prevenção de LP por graduandos de enfermagem é inadequado. Constatou-se taxas insuficientes de acertos em relação às medidas preventivas de LP, evidenciando lacunas na formação acadêmica e a necessidade de reformulação das abordagens educacionais na formação acadêmica dos graduandos.
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