Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem em Minas Gerais: estudo documental

Autores

  • Meire Cavalieri de Almeida Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1309-1728
  • Érika Bicalho de Almeida Brugger Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9307-9437
  • Jussara Regina Martins Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8191-2946
  • Esther Suellem Rocha Silva Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0297-4840
  • Sara Carvalho Ignácio Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0009-0008-5787-3028
  • Taise Miguel Vieira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0009-0002-8643-5568

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2024.e5873

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Competência Profissional, Estudantes de Enfermagem, Avaliação Educacional, Graduação em Enfermagem

Resumo

OBJETIVOS: Analisar o ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em Enfermagem em Minas Gerais. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo documental de abordagem quantitativa. Foram incluídas as instituições de ensino superior do estado que disponibilizassem ementas das disciplinas publicamente. Foram realizadas análises descritivas por meio de frequências. Comparações foram realizadas pelos testes Qui-quadrado ou Fisher Exato. RESULTADOS: Foram incluídas 25 instituições de ensino superior em Enfermagem. Entre as 1462 disciplinas analisadas, constatou-se que o tópico mais abordado foi a “interação com pacientes e cuidadores” (presente em 24,8% delas), seguido por “melhoria na segurança da medicação” (18,8%), “prevenção e controle de infecção” (17,8%) e “ser participante de uma equipe eficaz” (13,9%). Alguns termos como, por exemplo, “Cultura de culpa” e “falibilidade humana” não foram identificados em nenhuma disciplina. CONCLUSÃO: Este trabalho explicita que muitos tópicos fundamentais ao ensino da segurança do paciente têm sido deixados de lado pelas instituições de ensino superior em Enfermagem. Faz-se necessário, não somente uma atualização das ementas curriculares, como também uma revisão dos métodos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos futuros profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Trindade L, Lage MJ. A perspectiva histórica e principais desenvolvimentos da segurança do paciente. In: Sousa P, Mendes W, organizadores. Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2014. https://doi.org/10.7476/9788575416419.0005 DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415955.004

(2) McDonald L. Florence Nightingale: The Making of a Hospital Reformer. HERD. 2020;13(2):25-31. https://doi.org/10.1177/1937586720918239 DOI: https://doi.org/10.1177/1937586720918239

(3) Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/materiais-de-apoio/arquivos/documento-de-referencia-para-o-programa-nacional-de-seguranca-do-paciente/view

(4) World Health Organization (WHO). The conceptual framework for the international classification for patient safety v1.1: final technical report and technical annexes. 2009. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-IER-PSP-2010.2

(5) Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html

(6) Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Brasília: Anvisa; 2016. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/caderno-6-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude.pdf

(7) Mello LR, Christovam BP, Araujo MC, Moreira AP, Moraes EB, Paes GO, et al. Núcleo segurança do paciente: perfil dos recursos humanos no cenário brasileiro. Acta Paul Enferm. 2021;34:eAPE001165. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO001165 DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO001165

(8) Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Incidentes relacionados à assistência à saúde. Resultados das notificações realizadas no Notivisa – Brasil, janeiro a dezembro de 2022. Brasília: Anvisa; 2022. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/relatorios-de-notificacao-dos-estados/eventos-adversos/relatorios-atuais-de-eventos-adversos-dos-estados/brasil

(9) Bohomol E, Freitas MAO, Cunha ICKO. Ensino da segurança do paciente na graduação em saúde: reflexões sobre saberes e fazeres. Interface. 2016; 20(58):727-41. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0699 DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0699

(10) Marra VN, Sette ML (Coord.). Guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde: edição multiprofissional. Rio de Janeiro: PUC/RJ; 2016. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/44641/9788555268502-por.pdf;jsessionid=C279B0276D982827C0FA842256CE544A?sequence=32

(11) Adamy EK, Fernandes JD, Santos DCM, Sordi MRLD, Ramos FRS, Silva KL, et al. Brazilian national curriculum guidelines for the undergraduate nursing course: ABEn’s fight against setbacks. Rev Bras Enferm. 2021;74(6):e740601. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2021740601 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2021740601

(12) Farokhzadian J, Eskici GT, Molavi-Taleghani Y, Tavan A, Farahmandnia H. Nursing students’ patient safety competencies in the classroom and clinical settings: a cross-sectional study. BMC Nurs. 2024;23(1):47. https://doi.org/ 10.1186/s12912-024-01708-3 DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-024-01708-3

(13) Garzin ACA, Batalha EMSS, Tronchin DMR, Melleiro MM. O ensino da segurança do paciente na formação dos profissionais de saúde. Editora científica digital; 2021. p. 210-221. https://doi.org/10.37885/210303507 DOI: https://doi.org/10.37885/210303507

(14) Assis AC, Menezes MEP. Competências sobre segurança do paciente desenvolvidas [Trabalho de Conclusão de Curso]. Juiz de Fora. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora; 2022.

(15) Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet. 2010;376(9756):1923-58. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5

(16) Beekman M, Emani VK, Wolford R, Hanson K, Wickham G, Aiyer M. Patient Safety Morning Report: Innovation in Teaching Core Patient Safety Principles to Third-Year Medical Students. J Med Educ Curric Dev. 2019;6. https://doi.org/10.1177/2382120519842539 DOI: https://doi.org/10.1177/2382120519842539

(17) Magalhães EV, Paiva FO, Alves MES, Almeida MC. Cultura de segurança do paciente entre profissionais de Enfermagem em um hospital filantrópico de Minas Gerais. Revista Cuidarte. 2021;12(3). https://doi.org/10.15649/cuidarte.1990 DOI: https://doi.org/10.15649/cuidarte.1990

Publicado

17.10.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Almeida MC, Brugger Érika B de A, Martins JR, Silva ESR, Ignácio SC, Vieira TM. Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem em Minas Gerais: estudo documental. Rev Enf Contemp [Internet]. 17º de outubro de 2024 [citado 30º de dezembro de 2024];13:e5873. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5873

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>