Visita domiciliar: percepções de docentes no ensino de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.4021

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Educação em enfermagem, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

OBJETIVO: analisar as percepções de docentes sobre a visita domiciliar no ensino de enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado na Estratégia de Saúde da Família do município de Picos-PI, local onde ocorreram os estágios curriculares supervisionados do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista como técnica, e os dados obtidos foram tratados sob a análise de conteúdo de Minayo. RESULTADOS: Emergiram três categorias temáticas que evidenciaram as concepções, processo ensino-aprendizagem e instrumentalização da visita domiciliar nos estágios de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os docentes apontam potencialidades do atendimento domiciliar na integralização de habilidades e competências durante a formação de profissionais da saúde. Para a Estratégia de Saúde da Família, constitui-se como método que amplia o cuidado ao sujeito e família, bem como o reconhecimento do território de atuação.

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

Leite Alves Pereira, K., Duarte de Sales, J. K., Rodrigues Maia, E., Barreto Luna Callou Cruz, R. de S., da Silva Quirino, G., & Germane Alves Pinto, A. (2021). Visita domiciliar: percepções de docentes no ensino de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea, 10(2), 289–297. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.4021

Edição

Seção

Artigos Originais