Conhecimento, atitude e prática de adolescentes escolares em relação ao uso do preservativo masculino

Joyce Mazza Nunes Aragão, Hiara Rose Moreno Amaral, Francisco Willian Melo de Sousa, Eliany Nazaré Oliveira, Maristela Inês Osawa Vasconcelos

Resumo


OBJETIVO: Avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes escolares em relação ao preservativo masculino, como método contraceptivo de primeira escolha para os adolescentes. MÉTODO: Estudo com abordagem quantitativa, realizado com 143 adolescentes de uma escola estadual de ensino médio, no perído de outubro a novembro de 2019. Para a coleta de dados, aplicou-se o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) sobre o uso do preservativo masculino. RESULTADOS: Evidenciou-se que 133 (93%) dos adolescentes apresentaram conhecimento inadequado, 105 (73,4%) atitude inadequada e 130 (90,9%) prática inadequada a respeito do uso do preservativo masculino. Esses desfechos se mostram preocupantes, uma vez que a atividade sexual na adolescência está cada vez mais precoce, gerando, também, maior exposição a riscos, como IST/HIV/Aids e gravidez indesejada, principalmente quando esta prática é realizada sem uso ou com uso inadequado do preservativo.CONCLUSÃO: As fragilidades nas informações obtidas pelos adolescentes refletem o conhecimento inadequado pela quase totalidade deles, seguidas pela atitude e prática inadequadas quanto ao uso do preservativo masculino. Dessa forma, visualiza-se a necessidade de potencializar estratégias educativas, com intuito de ampliar o conhecimento de adolescentes acerca do uso do preservativo masculino e, consequentemente, desenvolver prática adequada desse método contraceptivo.


Palavras-chave


Saúde do Adolescente. Preservativos. Conhecimentos. Atitudes e Prática em Saúde. Comportamento sexual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3446

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