RAZÕES QUE LEVAM ADOLESCENTES GRÁVIDAS A PERMANECEREM NAS CONSULTAS PRÉ-NATAIS NUMA MATERNIDADE PÚBLICA DE SALVADOR

Autores

  • Tamires Guedes Costa da Silva Universidade Jorge Amado
  • Thami Kristine Timm Antunes Universidade Jorge Amado
  • Rita de Cássia Calfa Vieira Gramacho Universidade Jorge Amado.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v3i1.297

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Pré-natal, Enfermagem

Resumo

A gravidez na adolescência vem sendo considerada um problema de saúde para a sociedade brasileira, por ocorrer na maioria das vezes de forma extemporânea e não planejada. As dificuldades para enfrentar as modificações relacionadas à gestação em uma fase de incertezas e transformações biopsicossociais podem ser agravantes para a aceitabilidade e comprometimento com a gestação. O objetivo do estudo foi identificar as razões que levam as adolescentes grávidas a permanecerem nas consultas pré natais. Utilizado como linha metodológica abordagem qualitativa, quantitativa e exploratória, a amostra foi composta por 15 adolescentes, dentre elas, 10 gestantes e 05 puérperas. Como resultados pôde-se depreender que a maioria das gestantes vive em um contexto social de completa dependência financeira e que muitas sofrem influência direta da família na tomada de decisões. Consideramos que os anseios e cuidados com a saúde do bebê contribuíram no maior índice de resultados que motivaram as adolescentes a frequentarem o pré-natal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamires Guedes Costa da Silva, Universidade Jorge Amado
    Enfermeira garduada pela Universidade Jorge Amado, atualmente Enfª Assistencial da UTI Pediátrica do Hospital Santo Antonio.
  • Thami Kristine Timm Antunes, Universidade Jorge Amado
    Enfermeira Graduada  pela Universidade Jorge Amado.
  • Rita de Cássia Calfa Vieira Gramacho, Universidade Jorge Amado.
    Enfermeira Obstetra e Docente do curso de Enfermagem  da Universidade JOrge Amado. Diretora geral da Maternidade Pública Tsylla Balbino e Presidente da Abenfo-Ba.

Downloads

Publicado

25.08.2014

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
da Silva TGC, Antunes TKT, Gramacho R de CCV. RAZÕES QUE LEVAM ADOLESCENTES GRÁVIDAS A PERMANECEREM NAS CONSULTAS PRÉ-NATAIS NUMA MATERNIDADE PÚBLICA DE SALVADOR. Rev Enf Contemp [Internet]. 25º de agosto de 2014 [citado 26º de abril de 2024];3(1). Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/297

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)