Qualidade de vida de pacientes renais crônicos terminais em uso de terapia renal substitutiva

Autores

  • Marilaine Matos de Menezes Ferreira Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Lara Terezinha Cunha Pereira Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2962

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica. Transplante de rim. Diálise renal. Qualidade de vida.

Resumo

OBJETIVO: identificar os fatores relacionados às terapias renais substitutivas que interferem na qualidade de vida de pacientes renais crônicos terminais. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa utilizando os descritores “Insuficiência renal crônica”, “Transplante de rim”, “Diálise renal”, “Qualidade de vida” e “Readmissão de paciente”, aplicados e combinados de formas diferentes na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e periódicos CAPES. RESULTADOS: foram encontradas 96 publicações e 16 foram selecionadas, entre 2015 e 2019, de acordo com os critérios estabelecidos. Conforme a predominância do assunto abordado, foram nomeadas categorias temáticas: Sentimentos vivenciados de acordo com a escolha da terapia renal substitutiva; Expectativas relacionadas ao transplante; Transplante renal e a função do enxerto; Fatores que interferem na qualidade de vida durante a terapia renal substitutiva. Foram identificados sentimentos, expectativas, facilidades e dificuldades após o transplante renal para o funcionamento do enxerto, além de fatores físicos, psicológicos e assistenciais relacionados à terapia renal substitutiva e como estes interferem na qualidade de vida de pessoas com doença renal terminal. CONCLUSÃO: Impactos físicos e psicológicos, além da qualidade da assistência na terapia renal substitutiva interferem na qualidade de vida da pessoa com doença renal crônica em estágio terminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilaine Matos de Menezes Ferreira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Doutora em Família na Sociedade Contemporânea. Professora adjunta do curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

 

0000-0002-0562-5523

Lara Terezinha Cunha Pereira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduanda do curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

 

0000-0002-8957-5120

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Matos de Menezes Ferreira, M., & Cunha Pereira, L. T. (2020). Qualidade de vida de pacientes renais crônicos terminais em uso de terapia renal substitutiva. Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 265–278. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2962

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática - Integrativa – Bibliométrica