Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem

Autores

  • Thaynara Ferreira Lopes Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Beatriz Viana da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Luana Sousa de Carvalho Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Suellen Silva Vaz Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Jamile Mineu Pereira Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho Universidade Estadual do Ceará (UECE).

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2913

Palavras-chave:

Enfermagem. Capacitação profissional. Desempenho profissional.

Resumo

OBJETIVO: conhecer as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a atuação profissional dos egressos do curso graduação em enfermagem de uma Universidade do Nordeste do Brasil. MÉTODO E MATERIAIS: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados ocorreu em 2017 por meio de questionário com perguntas sobre as habilidades desenvolvidas enquanto bolsistas e as contribuições na carreira profissional do egresso. Todos os 84 ex-bolsistas foram convidados a participar, dos quais 47 responderam ao questionário. RESULTADOS: 75,5% dos egressos desse programa conseguem rápida inserção no mercado de trabalho com perspectivas de reingresso na universidade por meio dos cursos de pós-graduação. Em relação às contribuições do programa na carreira profissional, afirmaram que as competências desenvolvidas facilitaram a solidificação do perfil profissional desejado. Revelaram que o programa foi importante para a carreira profissional, e que também contribuiu no desenvolvimento pessoal. Ademais, 51% relataram que o trabalho em equipe e relacionamento interpessoal foram as competências que mais colaboraram na vida profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: foi possível perceber a importância da atuação do programa na formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de enfermagem, a partir do desenvolvimento de habilidades realizadas no grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynara Ferreira Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Enfermagem (PET Enfermagem UECE). https://orcid.org/0000-0003-4974-7693
 

Beatriz Viana da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Enfermagem (PET Enfermagem UECE).

Luana Sousa de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Enfermagem (PET Enfermagem UECE).

Suellen Silva Vaz, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Enfermagem (PET Enfermagem UECE).

Jamile Mineu Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Enfermagem (PET Enfermagem UECE).

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutora. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tutora do Programa de Educação Profissional (PET) do Curso de Enfermagem (PET Enfermagem UECE).

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Lopes, T. F., Silva, B. V. da, Carvalho, L. S. de, Vaz, S. S., Pereira, J. M., & Carvalho, R. E. F. L. de. (2020). Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 211–217. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2913

Edição

Seção

Artigos Originais