Cuidado de enfermagem humanizado ao paciente oncológico: revisão integrativa

Autores

  • Graziela Anacleto Faculdade Inedi - Cesuca
  • Fátima Helena Cecchetto Faculdade Ined-Cesuca
  • Fernando Riegel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário do Araguaia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2737

Palavras-chave:

Humanização da Assistência. Oncologia. Enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: verificar de que forma a equipe de enfermagem promove o cuidado humanizado ao paciente oncológico. MÉTODO: revisão integrativa,na qual foram seguidas as etapas descritas por Cooper, através das bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, utilizando-se os descritores de busca humanização da assistência, oncologia e enfermagem. Os critérios de inclusão foram artigos disponíveis na íntegra e gratuitamente, em língua portuguesa, publicados entre 2008 e 2018. Os dados foram coletados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019 e analisados conforme técnica de análise de conteúdo, propiciando a discussão dos seus resultados. RESULTADOS: os fatores que promovem a assistência de enfermagem humanizada são: acolhimento; valorização do paciente e atenção às necessidades globais; estabelecimento de bom relacionamento, boa comunicação, escuta ativa e criação de vínculos com o paciente e sua família; respeito à individualidade, autonomia e particularidades do paciente; necessidades espirituais e fé; qualificação dos profissionais; reuniões de equipe periódicas; proteção aos direitos do paciente; desenvolvimento de atividades lúdicas; e melhoria da infraestrutura no ambiente hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os fatores que promovem a assistência de enfermagem humanizada estão relacionados diretamente com atitudes e comportamento dos profissionais de enfermagem que assistem os pacientes orientados pela Política Nacional de Humanização da Saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziela Anacleto, Faculdade Inedi - Cesuca
    Acadêmica de Enfermagem da Faculdade Inedi-Cesuca
  • Fátima Helena Cecchetto, Faculdade Ined-Cesuca
    Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade INEDI-CESUCA
  • Fernando Riegel, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário do Araguaia
    Enfermeiro. Mestre em Educação (UNISINOS).  Doutor em Enfermagem (UFRGS). Professor do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário do Araguaia.

Publicado

27.04.2020

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

Cuidado de enfermagem humanizado ao paciente oncológico: revisão integrativa. (2020). Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 246-254. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2737

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)