Perfil do câncer infantil em um estado da Amazônia Ocidental em 2018

Autores

  • Beatriz Onofre Ferreira da Silva Centro Universitário Uninorte
  • Ilná de Matos Santos Centro Universitário Uninorte
  • Mayla Pereira Cozendey Centro Universitário Uninorte
  • Ruth Silva lima da Costa Centro Universitário Uninorte

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i1.2581

Palavras-chave:

Epidemiologia. Neoplasias. Criança.

Resumo

OBJETIVO: Identificar o perfil do câncer infantil em um estado da Amazônia Ocidental em 2018. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado na unidade de assistência de alta complexidade de um hospital de grande porte do Acre. A população de estudo foi formada por 49 crianças de 0 a 10 anos com diagnóstico de câncer e atendidas no local de estudo no ano de 2018. RESULTADOS: Os dados apontam que a maioria das crianças (38,8%), encontrava-se na faixa etária entre 05 a 07 anos, do sexo masculino (57,0%), de cor/raça parda (34,7%), e a maior parte delas eram procedentes do município de Rio Branco (39,0%).  Os tipos de cânceres mais frequentes foram leucemias (48,0%), seguido do câncer do sistema nervoso central (18,0%) e do sarcoma de partes moles (10,0%). Frente ao ano do diagnóstico prevaleceu o ano de 2018 com 19 casos e observa-se ainda que o número de ocorrências apresentou uma tendência de crescimento a partir do ano de 2015. Quanto ao desfecho dos casos, a maioria das crianças seguem em acompanhamento 40 (82,0%), sendo que 6 (12,0%) evoluíram para óbito e 1(2,0%), para cura. CONCLUSÃO: Observou-se que o câncer infantil é problema atual e crescente, predominado em crianças de 2 a 7 anos, do sexo masculino, de cor/raça parda. A leucemia e a quimioterapia representaram o tipo de câncer e o tratamento, respectivamente, mais frequentes. Recomendam-se estratégias que contemple o diagnóstico e tratamento precoce para o enfrentamento do problema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Onofre Ferreira da Silva, Centro Universitário Uninorte
    Graduanda em enfermagem pelo  Centro Universitário Uninorte
  • Ilná de Matos Santos, Centro Universitário Uninorte
    Graduanda em enfermagem pelo  Centro Universitário Uninorte
  • Mayla Pereira Cozendey, Centro Universitário Uninorte
    Graduanda em enfermagem pelo  Centro Universitário Uninorte
  • Ruth Silva lima da Costa, Centro Universitário Uninorte
    Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Ciências da Saúde também pela UFAC. Atua como Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Acre ( SESACRE), no cargo de Gerente da Unidade Técnica de Saúde e como Docente nos cursos de Medicina e Enfermagem da União Educacional do Norte ? UNINORTE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, Atenção Integral á Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Saúde Coletiva. É revisora de periódicos científicos na área de saúde coletiva. Atualmente tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse em produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e cicatrização de feridas.

Downloads

Publicado

14.04.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Perfil do câncer infantil em um estado da Amazônia Ocidental em 2018. (2020). Revista Enfermagem Contemporânea, 9(1), 58-65. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i1.2581

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)