DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS PORTADORAS DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIÁLICO

Autores

  • Cristiane Santiago Natário Branco
  • Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i1.235

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Crianças, Diagnósticos de Enfermagem

Resumo

Este estudo objetivou avaliar crianças com insuficiência renal crônica (IRC) em tratamento hemodiálico; identificar e descrever os diagnósticos de enfermagem. Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. O trabalho foi realizado em uma instituição privada do município de Fortaleza- Ce.  Foram avaliadas cinco crianças com IRC em tratamento hemodiálico no período de março e abril de 2009. Os instrumentos de coleta de dados foram: exame físico, entrevista e aplicação de um questionário referente aos domínios apresentados pela Taxonomia II da NANDA. Foram identificados 19 diagnósticos de enfermagem, sendo encontrados em 100% dos pacientes dentre eles: Risco de infecção e Processos familiares interrompidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Santiago Natário Branco

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2009). Especialista pela Universidade Estadual do Ceara- UECE (2010)

Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona, Universidade Católica de Santos

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza, Especialista em Saúde Publica pela Universidade do Estado do Ceará, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Catolica de Santos e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Catolica de Santos.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Como Citar

Branco, C. S. N., & Pamplona, Y. de A. P. (2013). DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS PORTADORAS DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIÁLICO. Revista Enfermagem Contemporânea, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i1.235

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)