Causas de recusa familiar na doação de órgãos e tecidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v7i1.2008

Palavras-chave:

Morte encefálica. Transplante. Obtenção de tecidos e órgãos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A taxa de doações de órgãos e tecidos vem crescendo durante os anos. Porém, a não efetivação das doações ainda é alta, sendo o principal fator a recusa familiar. OBJETIVO: Descrever os motivos de recusa familiar para doação de órgãos e tecidos. MÉTODOS: Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, transversal e exploratório, realizado com 350 prontuários de pacientes potenciais doadores de órgãos nos hospitais de Petrolina-PE, entre os anos de 2013 a 2017. Para coleta de dados utilizou-se um formulário de pesquisa elaborado pelas autoras. Os dados foram tabulados e armazenados no programa Excel for Windows/2013, compondo o banco de dados da pesquisa. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia sob nº 65496017.3.0000.0057. RESULTADOS: Foram analisados 350 prontuários de potenciais doadores os quais a entrevista familiar foi realizada. Para este estudo, foram utilizados apenas os prontuários em que houve a recusa familiar para a doação dos órgãos e tecidos, totalizando 147. As causas mais frequentes foram: corpo íntegro (36,0%), desconfiança do processo de doação (32,6%), doador contrário em vida (16,3%), revolta com atendimento da equipe hospitalar (4,7%), demora do processo de doação (2,7%), motivos religiosos e não compreensão da morte encefálica (1,3%). CONCLUSÃO: Percebe-se que os fatores de recusa remetem à falta de informação e divulgação sobre o processo de doação, sendo necessário que campanhas educativas sejam realizadas com o objetivo de esclarecer a população sobre esta temática, visando diminuir as negativas devido à recusa familiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christielle Lidianne Alencar Marinho, Universidade do Estado da Bahia
    Graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2008) e mestrado em Hebiatria pela Faculdade de odontologia de Pernambuco (2013). Atualmente é docente da Universidade do Estado da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado em Enfermagem - GPCenf. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: doação de órgãos, doença renal.
  • Ana Isabel Cezário de Carvalho Conceição, Universidade do Estado da Bahia
    Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado da Bahia.
  • Rudval Souza da Silva, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal da Bahia,
    Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Católica do Salvador - UCSal (2008), licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV (2003), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA, Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII. Editor Associado da Revista Baiana de Enfermagem e integrante do Copro Editorial dos periódicos: Cuidarte (Colômbia), Revista Referência (Portugal) e REUOL (UFPE/Brasil) e da Editora da UNEB (EDUNEB). Líder do Grupo de Pesquisas sobre o Cuidado em Enfermagem (GPCEnf). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Paliativos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tanatologia, Cuidados Paliativos, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Processos de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Sistemas de Classificações (CIPE, NANDA, NIC e NOC).

Downloads

Publicado

19.10.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Causas de recusa familiar na doação de órgãos e tecidos. (2018). Revista Enfermagem Contemporânea, 7(1), 34-39. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v7i1.2008

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)