DESCARTE DE SERINGAS E AGULHAS POR PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

Autores

  • Éveny Natássia Santos Ferreira da Silva
  • Priscilla Silva Santana
  • Cátia Suely Palmeira

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i1.200

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Insulina, Agulhas, Seringas

Resumo

O estudo refere-se às questões envolvidas no descarte de seringas e agulhas. O objetivo é identificar os aspectos relacionados ao descarte de seringas e agulhas em pacientes insulino-dependentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, qualitativa, realizado em um ambulatório de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de Salvador-BA. Participaram da pesquisa 25 indivíduos. Os dados foram coletados no período de abril a agosto de 2012, através de entrevista semiestruturada e interpretados pela análise de conteúdo temático. As questões levantadas revelaram a percepção do uso da insulina, benefícios e malefícios, manuseio e técnica de aplicação da insulina, a reutilização e descarte do material. Verificou-se um déficit de informações sobre os aspectos envolvidos no destino final do perfurocortante. Conclui-se que o processo educativo possibilita um maior nível de conhecimento e promove esclarecimentos sobre o descarte de forma adequada dos perfurocortantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Éveny Natássia Santos Ferreira da Silva
    Enfermeira graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Priscilla Silva Santana
    Enfermeira graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Cátia Suely Palmeira

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pósgraduação em Enfermagem pela UFBA. Professora assistente do Curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

15.08.2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESCARTE DE SERINGAS E AGULHAS POR PACIENTES COM DIABETES MELLITUS. (2013). Revista Enfermagem Contemporânea, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i1.200

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)