IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENFERMAGEM PARA O TRATAMENTO DE FERIDAS CRÔNICAS

Autores

  • Paula Elis Sousa Queiroz Unijorge
  • Renata da Silva Schulz
  • Josiane Dantas Viana Barbosa Faculdade Senai Cimatec

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1182

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Aplicativos Móveis, Ferimentos e Lesões, Informática em Enfermagem, Avaliação em Enfermagem

Resumo

Introdução: O Processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional e a documentação utilizada na sua prática. É essencial em todos os tratamentos, em específico no de lesões crônicas, por promover um cuidado humanizado e dirigido à resultados. A enfermagem, na condição de ciência promotora do cuidado, deve apoderar-se de todas as tecnologias e recursos existentes para elevar a qualidade da assistência prestada e facilitar sua utilização por estes profissionais. Objetivo: reconhecer a importância da tecnologia na aplicação do Processo de Enfermagem em pacientes com feridas. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, na qual foram utilizados artigos nos idiomas português e inglês, e livros, dissertações e teses que apresentaram relevância para o tema. Resultados: As categorias temáticas extraídas desse material foram: Histórico, Processo de Enfermagem e Tecnologia na Enfermagem. Considerações finais: Apesar dos avanços na utilização de recursos tecnológicos pelos enfermeiros, sua aplicação é encontrada majoritariamente na área acadêmica. Entender a tecnologia como um conceito abrangente, que permeia o cotidiano do profissional de enfermagem, permite a este a compreensão das inúmeras possibilidades que ela traz para aprimorar a assistência prestada ao paciente, em especial ao portador de feridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Elis Sousa Queiroz, Unijorge

Enfermeira. Mestranda na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no curso de Tecnologias em Saúde. Docente no Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, Bahia.

 

Renata da Silva Schulz

Enfermeira, Mestra, Docente no Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, Bahia.

Josiane Dantas Viana Barbosa, Faculdade Senai Cimatec

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande. Coordenadora do Mestrado Profissional e do Doutorado em Gestão e Tecnologias Industriais - PPGGETEC. Docente dos Programas de pós-graduação em Gestão e Tecnologias Industriais - GETEC no SENAI CIMATEC e no Programa de Tecnologias em Saúde na Faculdade Bahiana de Medicina.

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Sousa Queiroz, P. E., Schulz, R. da S., & Barbosa, J. D. V. (2017). IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENFERMAGEM PARA O TRATAMENTO DE FERIDAS CRÔNICAS. Revista Enfermagem Contemporânea, 6(2), 158–166. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1182

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática - Integrativa – Bibliométrica