INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS EM USUÁRIOS DE BEBIDA ALCOÓLICA

Autores

  • Lídia Cíntia De Jesus Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maria Emilia Santos Pereira Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i2.1005

Palavras-chave:

Consumo de Bebidas Alcoólicas, Hipertensão, Enfermagem, Anti-Hipertensivos, Adesão à Medicação

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma condição clínica de importante problema para a saúde pública mundial. Apesar da eficácia medicamentosa ser comprovada, o comportamento do indivíduo com relação à mudança no estilo de vida também contribui significativamente para prevenir o desenvolvimento da HAS. Dessa forma, objetivou-se investigar a relação entre fármacos anti-hipertensivos em usuários de bebidas alcoólicas, e implementar um modelo de esclarecimento a população classificada como hipertensos. Trata-se de um estudo de pesquisa bibliográfica integrativa, onde foi utilizado um total de 48 publicações. A pesquisa revelou que o consumo concomitante de fármacos anti-hipertensivos e bebidas alcoólicas eleva os níveis de pressão arterial provavelmente por utilizarem a mesma via metabólica (citocromo P450). E grande parte da população desconhece a gravidade dessa doença (evolução lenta e assintomática e possibilidade de morte). Conclui-se que profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, possui papel fundamental no esclarecimento dos riscos dessa associação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Cíntia De Jesus Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Enfermeira Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Maria Emilia Santos Pereira Ramos

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Silva, L. C. D. J., & Ramos, M. E. S. P. (2016). INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS EM USUÁRIOS DE BEBIDA ALCOÓLICA. Revista Enfermagem Contemporânea, 5(2). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i2.1005

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)