Relato de experiência no ensino de Farmácia Clínica: aplicação de metodologias ativas durante e pós pandemia de covid-19

Autores

  • Fabiana Coelho Inouye Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2980-7014
  • João Paulo Alves Cunha Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2802-558X
  • Maria Madalena Corrêa Melo Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8459-6849
  • José Virgulino de Oliveira Lima Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1203-4518
  • Mônica Cristina Dutra Rodrigues Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1784-968X
  • Fabiana Rossi Varallo Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4016-1442
  • Leonardo Régis Leira Pereira Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto). São Paulo, Brasil. Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8609-1390

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6244

Palavras-chave:

Educação em Farmácia, Metodologias Ativas de Ensino, Pandemia de Covid-19

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação de farmacêuticos é essencial para os sistemas de saúde, e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) destacam a necessidade de integrar teoria e prática. Metodologias ativas, como PBL, TBL, simulações e gamificação, favorecem o desenvolvimento do raciocínio clínico e das habilidades práticas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo que relata a experiência de estudantes de pós-graduação do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na aplicação de metodologias ativas em Farmácia Clínica, durante o ensino remoto (pandemia) e presencial (pós-pandemia). Os dados foram coletados por observações e análises dos estudantes. RESULTADOS: O ensino remoto apresentou desafios na interação entre alunos, avaliação de habilidades práticas e uso de tecnologia. Metodologias ativas promoveram engajamento e desenvolvimento pedagógico. No período pós-pandemia, atividades presenciais permitiram simulações práticas, exercícios do método clínico e uso de ferramentas inovadoras, como vídeos curtos, melhorando o desempenho dos alunos e integrando teoria e prática. CONCLUSÃO: A pandemia acelerou a adoção de metodologias ativas, evidenciando a importância de combinar ferramentas digitais com o treinamento prático. 

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Publicado

14.10.2025

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Inouye FC, Cunha JPA, Melo MMC, Lima JV de O, Rodrigues MCD, Varallo FR, et al. Relato de experiência no ensino de Farmácia Clínica: aplicação de metodologias ativas durante e pós pandemia de covid-19. Intern J Educ H [Internet]. 14º de outubro de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];9:e6244. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/6244