Aplicação de metodologias ativas no ensino da anatomia sob respaldo de recursos tecnológicos: revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6241Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, Anatomia, Tecnologia DigitalResumo
RESUMO | INTRODUÇÃO: Partindo de um viés concêntrico à prática integrativa no ambiente acadêmico, a inovação e a interatividade são alternativas fundamentais na progressão do aprendizado dos conteúdos programáticos, respaldando a complementação do modelo tradicional expositivo de aula. Em anatomia humana, não houve mudanças expressivas na prática pedagógica, mesmo com os avanços tecnológicos. OBJETIVO: Revisar na literatura as metodologias ativas, sob respaldo de recursos tecnológicos inovadores, que são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo revisão narrativa, realizada por meio da busca de artigos científicos e teses em português e inglês publicadas nos últimos cinco anos, nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed MEDLINE) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizadas as palavras-chave presentes nos descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Aprendizagem Ativa” AND “Anatomia” AND “Tecnologia Digital” AND “Active Learning” AND “Anatomy” AND “Digital Technology”. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as principais metodologias destacam-se softwares didáticos, redes sociais, materiais interativos em 3D, gamificação e realidade virtual, analisados em 11 artigos, como vias de promoção ativa e integrada da educação, possibilitando ampliar a interatividade nas aulas, servindo de estímulo à aguça de competências como criatividade e protagonismo no processo de formação, além de propiciarem inovação da estrutura pedagógica convencional. No entanto, a implementação dessas práticas ainda enfrenta desafios, principalmente relacionados ao custo, à formação docente e à adaptação curricular. CONCLUSÃO: As metodologias ativas integradas a recursos tecnológicos inovadores representam um caminho promissor para modernizar o ensino da anatomia humana, alinhado às novas demandas formativas.
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