Aplicação de metodologias ativas no ensino da anatomia sob respaldo de recursos tecnológicos: revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6241

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Anatomia, Tecnologia Digital

Resumo

RESUMO | INTRODUÇÃO: Partindo de um viés concêntrico à prática integrativa no ambiente acadêmico, a inovação e a interatividade são alternativas fundamentais na progressão do aprendizado dos conteúdos programáticos, respaldando a complementação do modelo tradicional expositivo de aula. Em anatomia humana, não houve mudanças expressivas na prática pedagógica, mesmo com os avanços tecnológicos. OBJETIVO: Revisar na literatura as metodologias ativas, sob respaldo de recursos tecnológicos inovadores, que são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo revisão narrativa, realizada por meio da busca de artigos científicos e teses em português e inglês publicadas nos últimos cinco anos, nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed MEDLINE) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizadas as palavras-chave presentes nos descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Aprendizagem Ativa” AND “Anatomia” AND “Tecnologia Digital” AND “Active Learning” AND “Anatomy” AND “Digital Technology”. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as principais metodologias destacam-se softwares didáticos, redes sociais, materiais interativos em 3D, gamificação e realidade virtual, analisados em 11 artigos, como vias de promoção ativa e integrada da educação, possibilitando ampliar a interatividade nas aulas, servindo de estímulo à aguça de competências como criatividade e protagonismo no processo de formação, além de propiciarem inovação da estrutura pedagógica convencional. No entanto, a implementação dessas práticas ainda enfrenta desafios, principalmente relacionados ao custo, à formação docente e à adaptação curricular. CONCLUSÃO: As metodologias ativas integradas a recursos tecnológicos inovadores representam um caminho promissor para modernizar o ensino da anatomia humana, alinhado às novas demandas formativas.

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Publicado

14.10.2025

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

1.
do Carmo GS, Medina KS de F, Sousa CRA, Ribeiro LCV, Azevedo JM. Aplicação de metodologias ativas no ensino da anatomia sob respaldo de recursos tecnológicos: revisão narrativa. Intern J Educ H [Internet]. 14º de outubro de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];9:e6241. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/6241