Implementação de estratégias de gamificação e sua adequação à diferentes contextos numa monitoria de anatomia e histologia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6206Palavras-chave:
Gamificação, Educação Médica, Emblemas e Insígnias, TutoriaResumo
INTRODUÇÃO: Os jovens estão cada vez mais ligados ao acelerado mundo digital, mudando a forma com que aprendem. Assim, a metodologia passiva vem sendo complementada pela ativa, como por exemplo pelas estratégias de gamificação objetivando aumentar o engajamento e a motivação. Nesse cenário, a monitoria Grupo de ciências Morfofuncionais Intercursos (GCMi), vinculada a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, implementou no ensino da anatomia e histologia o uso de emblemas (badges/figurinhas). RELATO DE EXPERIÊNCIA: No segundo semestre de 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19, as atividades da monitoria passaram a ser telepresenciais. A cada atividade realizada o aluno ganhava um emblema, os GCMinis, representantes da aquisição de determinada habilidade ou conhecimento. Cada tipo de GCMini possuia um valor associado. Ao fim do semestre, um Álbum de Figurinhas virtual foi disponibilizado para que os alunos colocassem os GCMinis ganhados e uma nota final foi atribuída ao álbum, utilizado como método avaliativo. DISCUSSÃO: O uso de emblemas durante a aprendizagem foi considerado divertida, ativando memórias da infância e despertando emoções positivas, outros informaram que a atividade demandava bastante tempo com prazos insuficientes. Devido às limitações metodológicas do estudo, não é possível mensurar o real impacto da implementação dos GCMinis no processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Notou-se um estímulo desses estudantes em realizar as atividades propostas, além de incentivar a participação nos encontros com monitores. A implementação desse recurso de ensino revela como inovações no ensino médico são necessárias, permitindo adaptações a novas realidade e aos recursos virtuais, melhorando a experiência do aluno e do monitor no processo de ensino-aprendizagem, mas estudos investigativos futuros são necessários para avaliar a dimensão desse impacto.
Downloads
Referências
1. White M, Shellenbarger T. Gamification of Nursing Education with Digital Badges. Nurse Educ. 2018;43(2):78–82. https://doi.org/10.1097/nne.0000000000000434
2. van Gaalen AEJ, Brouwer J, Schönrock-Adema J, Bouwkamp-Timmer T, Jaarsma ADC, Georgiadis JR. Gamification of health professions education: a systematic review. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2021;26(2):683-711. https://doi.org/10.1007/s10459-020-10000-3
3. Brigham TJ. An Introduction to Gamification: Adding Game Elements for Engagement. Med Ref Serv Q. 2015;34(4):471–80. https://doi.org/10.1080/02763869.2015.1082385
4. Anuradhani N, Yatigammana K, Wijayarathna G. Defining gamification: a systematic literature review for developing a process-oriented definition. J Multidiscip Transl Res. 2023;9(1):66-85. https://doi.org/10.4038/jmtr.v9i1.6
5. Carvalho CV, Escudeiro P, Coelho A, editores. Serious Games, Interaction, and Simulation [Internet]. Cham: Springer; 2016. 161 p. Available from: http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-29060-7
6. Maciel SM, Soares RA, Fernandes TD, Coelho EG. O aprendizado na anatomia: um estudo sobre a percepção dos estudantes. Rev Científica IPEDSS. 2022;2(3). https://doi.org/10.55703/27644006020301
7. Reis C, Martins M, Mendes R, Gonçalves L, Sampaio H, Morais M, et al. Evaluation of how medical students perceive anatomical study. Rev Bras Educ Med. 2013;37(3). https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300007
8. Eng-Tat A, Liu P, Jitesh R, Chandrika M, Satish RL, Lian WQD, et al. The challenges of histology education. Clinical Anatomy. 2023;36(2):308-14. https://doi.org/10.1002/ca.23989
9. Chen J, Liang M. Play hard, study hard? The influence of gamification on students’ study engagement. Front Psychol. 2022;13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.994700
10. Yıldız M, Yildiz M, Kayacık AD. Rising gamification in health education: A bibliometric study. Nurse Educ Pract. 2024;78:103993. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2024.103993
11. Tang HJ, Moser DK, Tang HJ, Lin CH, Hu FW. A game-based multimedia application to improve the ability of clinical nurses to perform geriatric care: A randomized controlled trial. Nurse Educ Today. 2024;139:106253. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2024.106253
12. Mokadam NA, Lee R, Vaporciyan AA, Walker JD, Cerfolio RJ, Hermsen JL, et al. Gamification in thoracic surgical education: Using competition to fuel performance. J Thorac Cardiovasc Surg. 2015;150(5):1052-8. https://doi.org/10.1016/j.jtcvs.2015.07.064
13. Leal EA, Miranda GJ, Carmo CRS. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Rev Contab Finanç. 2013;24(62). https://doi.org/10.1590/S1519-70772013000200007
14. Rutledge C, Walsh CM, Swinger N, Auerbach M, Castro D, Dewan M, et al. Gamification in action: Theoretical and practical considerations for medical educators. Acad Med. 2018;93(7):1014-20. https://doi.org/10.1097/acm.0000000000002183
15. Edirisuriya C, Goldenberg J, Breslin Z, Wilson A, Herrine S, Tofani C, et al. The Effects of Implementing Gamification in the Hepatology Curriculum for Medical Students. Cureus. 2024;16(8):e66538. https://doi.org/10.7759/cureus.66538
16. Raj BVS, Divya C. Use of badges as achievements to enhance online learning. Arch Med Health Sci. 2024;12(1):125–9. https://doi.org/10.4103/amhs.amhs_114_23
17. McCoy L, Lewis JH, Dalton D. Gamification and multimedia for medical education: A landscape review. J Am Osteopath Assoc. 2016;116(1):22–34. https://doi.org/10.7556/jaoa.2016.003
18. Seo YK, Kang CM, Kim KH, Jeong IS. Effects of gamification on academic motivation and confidence of undergraduate nursing students: A systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2024;143:106388. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2024.106388
19. Lee CY, Lee CH, Lai HY, Chen PJ, Chen MM, Yau SY. Emerging trends in gamification for clinical reasoning education: a scoping review. BMC Med Educ. 2025;25:435. https://doi.org/10.1186/s12909-025-07044-7
20. Surapaneni KM. “CARBGAME” (CARd & Board GAmes in Medical Education)_ a gamification innovation to foster active learning in biochemistry for medical students. Adv Physiol Educ. 2024;48(1):97-101. https://doi.org/10.1152/advan.00214.2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luisa Mayan Ventin Covre, Lucca Oliveira Soares Pinto, Rafael Carneiro de Lelis , Cláudio Henrique Cavalcanti Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.